Com um novo caso de dengue confirmado, Campo Belo 2 recebe combate à doença

22/09/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio das equipes de Vigilância em Saúde (Visa) Sul, promoveu entre segunda-feira e quarta-feira, 19 e 21 de setembro, uma megaoperação de combate a dengue no Jardim Campo Belo 2, na abrangência do Centro de Saúde (CS) São Domingos, Região Sul da cidade.

A ação foi desencadeada devido a confirmação, na última segunda-feira, de um novo caso de dengue na comunidade, o primeiro depois de um intervalo de mais de dois meses sem registros da doença no local. Trata-se de um jovem do sexo masculino, de 15 anos, que não se deslocou da área onde mora e estuda, sendo portanto um caso autóctone.

Os trabalhos incluíram busca de outros moradores com sintomas, remoção e inviabilização de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, e orientação à população. Durante as atividades, as equipes de saúde visitaram domicílios em 18 quarteirões - nove na área de moradia do paciente, no Campo Belo 2, e nove na região da escola onde ele estuda, no Campo Belo 1 - e identificaram duas pessoas com sintomas compatíveis com os de dengue. Elas foram orientadas e encaminhadas para assistência, acompanhamento e exames.

"A nova ocorrência preocupa porque a área do Campo Belo é muito propícia para a dengue pelas condições de infra-estrutura, entre as quais destaca-se o fato da população não contar com água encanada e armazenar o produto em recipientes inadequados. Além disso, aponta para a perspectiva de uma nova onda epidêmica para o verão 2005/2006”, diz a bióloga Heloísa Girardi Malavasi, da Visa Sul.

A bióloga ressalta ainda a ocorrência repetida de dengue no local, condição que aumenta a probabilidade de casos graves. Segundo Heloísa, por isso, é necessário muita atenção. “As ações, que são contínuas na área, serão ainda mais rigorosas", diz.

A bióloga afirma que, neste contexto, é fundamental que a população colabore na busca de alternativas para manter os ambientes livres de criadouros Aedes aegypti - qualquer recipiente que armazene água como pneus, pratos e vasos de plantas entre outros.

Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça e no corpo e dor atrás dos olhos. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente. Desde janeiro, em Campinas, foram registrados 109 casos de dengue.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias