Quarta etapa da Campanha contra a Raiva acontece sábado e domingo, dias 24 e 25, na Região Sul

22/09/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas promove no próximo final de semana, dias 24 e 25 de setembro, na Região Sul da cidade, a quarta etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva de Cães e Gatos. A meta é vacinar 36,6 mil animais com mais de dois meses de idade nesta área da cidade. O objetivo da campanha é manter o controle da raiva no município, que não registra casos da doença em cães e em humanos desde o início da década de 80.

Para garantir o êxito desta fase, serão mobilizadas 550 pessoas para trabalhar em 89 postos, sendo 18 deles volantes. O transporte dos servidores será garantido por 44 viaturas. A vacinação acontece das 8h às 17h e as doses são gratuitas.

No sábado, os postos vão estar nos bairros Orosimbo Maia, Carlos Lourenço, Nova York, Itatiaia, Esmeraldina, São Pedro, Tamoio, Figueira, Nova Europa, São Vicente, São Gabriel, Von Zuben, Joaquim Inácio, Marieta, Vila Carminha, Jardim Pita, Vila Ypê, Jardim dos Oliveiras, Jambeiro, Paranapanema, Ouro Branco, Proença, São Fernando, Jardim Guarani e Gramado.

No domingo, a vacinação acontece no São Domingos, Campituba, Vila Palmeiras, Fernanda, Campo Belo 1, Campo Belo 2, Carvalho de Moura, Gleba B, Jardim Nossa Senhora de Lourdes, Jardim do Lago 2, Parque Centenário, Saltinho, São Bernardo, Ponte Preta, Vila Industrial, Leonor, Parque Itália, Vila Rica, Jardim do Lago, Vila Mimosa, Cidade Jardim, São José, Monte Cristo, Parque Oziel, Nova América, Nova Mercedes, Jardim das Bandeiras 2 e Santa Rita de Cássia.

Para divulgar a campanha, a Secretaria de Saúde distribuiu cartazes e folhetos em locais de grande circulação de pessoas e veiculou spot nas emissoras de rádio. A Prefeitura ainda contratou carros de som para percorrer as ruas dos bairros que vão receber a campanha, reforçando a necessidade de toda população se mobilizar para garantir o controle da raiva na cidade.

A bióloga Maria Geralda Almeida, da Vigilância em Saúde Sul, reitera a importância da adesão da comunidade à campanha. “É dever do cidadão levar seu gato e cão para ser vacinado durante a campanha, mesmo que o animal esteja em fase de gestação, de amamentação ou que já tenha tomado a dose este ano e inclusive animais idosos”, afirma. “Dúvidas podem ser sanadas nos próprios postos de vacina”, diz.

Segundo Geralda, este ano, a Visa Sul esta empenhada em aumentar a cobertura vacinal em gatos e, por isso, os proprietários devem esforçar-se para levar estes animais aos postos de vacinação no dia da campanha. “Além disso, as equipes volantes vão se deslocar até aos domicílios com mais de quatro animais. Para tanto, o morador precisa ir antes ao Centro de Saúde para informar a equipe e agendar a visita”, afirma.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos de 2005 começou na Região Sudoeste, com vacinação de 21,3 mil cães e 1,6 mil gatos. Em seguida ocorreu na Norte, onde foram atingidos 14.748 cães e 1.487 gatos. Na Região Noroeste, no último final de semana, foram vacinados 19.392 cães e 1.434 mil gatos. Os dados são preliminares. A última etapa da campanha ocorre nos dias 8 e 9 de outubro, na Região Leste. Informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo site www.campinas.sp.gov.br/saude

Saiba mais:

O que é a raiva

É uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. No Brasil, a raiva humana ainda faz vítimas. Mesmo no Estado de São Paulo existem regiões com epizootia (epidemia entre animais).

Modos de transmissão  

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão.
No Brasil, o principal animal que transmite a raiva ao homem é o cão. O morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, eqüinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.  

É dever do cidadão

- Procurar sempre o serviço médico, no caso de agressão por animais.

- Levar o animal para ser vacinado contra a raiva.

- Manter seu animal em observação quando ele agredir uma pessoa.

- Não deixar o animal solto na rua e usar coleira/guia no cão ao sair.

- Divulgar as informações corretas à comunidade.

- Colaborar com o Governo nas medidas de controle de raiva:

notificar a existência de animais errantes nas vizinhanças de seu domicílio;

informar o comportamento anormal de animais, sejam eles agressores ou não;

informar a existência de morcegos de qualquer espécie;

providenciar a entrega de animais para coleta de material para exames de laboratório, nos casos de morte dos animais com suspeita de raiva ou por causa desconhecida.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias