Prefeitura prossegue esta semana com a vacinação contra a raiva em bairros da Região Sul de Campinas

26/09/2005

A Secretaria de Saúde de Campinas prossegue nestas segunda-feira e terça-feira, dias 26 e 27 de setembro, com a vacinação contra a raiva em cães e gatos em bairros na abrangência dos Centros de Saúde (CSs) Vila Ipê, Faria Lima e São Domingos, e, no decorrer da semana, ainda com dias a serem definidos, na área do CS Vila Rica.

O objetivo é aumentar a cobertura vacinal da quarta etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos de 2005, realizada sábado e domingo, dias 24 e 25 de setembro, na Região Sul de Campinas. A população dos bairros onde acontece o repasse está sendo informada sobre a vacinação pelas equipes de saúde responsáveis pela área.

De acordo com balanço preliminar divulgado nesta segunda-feira, 33.010 animais foram atingidos na Região Sul, sendo 30.098 cães e 2.912 gatos. Os dados são parciais porque falta computar as doses aplicadas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e de alguns postos volantes. No entanto, conforme a Visa Sul, já é possível avaliar que a campanha não vai atingir a meta de 36,6 mil animais vacinados nesta etapa.

“Por isso, a vacinação será reforçada e com enfoque para a área do Centro de Saúde Vila Rica, onde foram atingidos 35% menos animais que em 2004”, informa Maria Geralda de Almeida, bióloga da Visa Sul.

Segundo a bióloga, a chuva e o frio atrapalharam a vacinação no domingo. “A população atingida caiu em relação ao ano passado e a queda foi mais acentuada entre cães com 1 mil animais vacinados a menos. Isto preocupa porque quanto menor a população atingida, maior o risco destes animais adecerem e se tornarem potenciais transmissores da raiva para o homem”, diz.

Geralda lembra que é necessário considerar ainda que o objetivo é vacinar sempre 5% a mais que na campanha do ano anterior, já que de um ano para outro há o crescimento da população. Além disso, também é necessário ponderar que a população canina da maneira como é calculada fica subestimada em algumas localidades. "Isto nos preocupa, já que o índice de animais não vacinados pode ser ainda maior", afirma.

A bióloga informa que a raiva apresenta 100% de letalidade em todas as pessoas expostas ao vírus, que não receberem tratamento e apresentarem os sintomas. A morte acontece num período de 4 a 8 dias após os primeiros sinais. "A vacinação canina e felina é uma das principais maneiras de proteger homens e animais contra a raiva. E é responsabilidade do proprietário levar seu animal para tomar a dose durante a campanha, independente de ele ter recebido já ter recebido a vacina no ano corrente ou de ter participado de várias campanhas anteriormente. As doses são gratuitas" diz Geralda. O último caso de raiva em humano em Campinas foi registrado em 1981.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal de 2005 começou na Região Sudoeste, nos dias 3 e 4 de setembro, com a imunização de 21,3 mil cães e 1,6 mil gatos. A segunda etapa ocorreu na Norte, em 10 e 11 de setembro, com vacinação de 15 mil cães e 1,5 mil gatos. Em seguida, nos dias 17 e 18, a campanha ocorreu na Noroeste, tendo atingido 19,4 mil cães e 1,49 mil gatos. A última etapa acontece na Leste, nos dias 8 e 9 de outubro. Informações sobre postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo site www.campinas.sp.gov.br/saude

Denize Assis

Volta ao índice de notícias