Festa marca dois anos do Centro de Saúde Itajaí

29/09/2005

O Centro de Saúde (CS) do Parque Itajaí, referência para uma população de 10 mil moradores dos bairros Itajaí 1, 2, 3 e 4 e Lilisa, na Região Noroeste de Campinas, reúne na manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, gestores, servidores, representantes do Conselho Local de Saúde (CLS) e usuários da unidade para uma grande festa em comemoração aos seus dois anos de atividades.

O evento tem início às 8h15 com uma sessão de ginástica monitorada pela Coordenadoria de Esportes da Região Noroeste. Em seguida, às 9h, acontece aula de ginástica chinesa Lian Gong e, às 9h45, número de dança apresentado pela Organização Não-Governamental (ONG) Casa dos Anjos. Às 10h, será realizado ato ecumênico, seguido de homenagens aos trabalhadores da unidade e festividade que inclui a partilha de bolo ofertado pelas mulheres do Grupo de Ginástica do CS.

“As comemorações, em parceria com a comunidade, refletem o jeito de fazer saúde nesta região, com uma diretriz que envolve a população nas ações de planejamento, execução e fiscalização das ações. Além disso, reforçam o vínculo com os usuários e a parceria com os equipamentos representativos da população”, afirma a fonoaudióloga Maria Rita de Oliveira, coordenadora do CS Itajaí.

Segundo Maria Rita, antes da inauguração do CS Itajaí, a referência para atendimento da população eram os CSs Valença e Floresta e o Módulo de Saúde do Itajaí. Ela diz que, com a nova unidade, a população passou a ter um atendimento mais apropriado porque, além de facilitar o acesso, o serviço melhorou a capacidade das equipes de solucionar os problemas de saúde daquela população.

Para a fonoaudióloga, o grande avanço proporcionado pela unidade nestes dois anos ocorreu no sentido de promover a compreensão, por parte da população, do processo saúde-doença. As pessoas passaram a procurar a unidade não somente no momento de adoecimento, mas para buscar informações importantes para promover a saúde. Boa parte dos trabalhos são voltados para os grupos de vivência, como os que reúnem pacientes com diabetes e hipertensão, gestantes, grupos de caminhada, ginástica, caratê, artesanato e outros.

“Ontem, por exemplo, promovemos palestra sobre câncer de mama e prevenção desta doença num espaço que reúne mulheres da comunidade. Hoje, estamos na comunidade Jesus de Nazaré para iniciar trabalho de horto medicinal. Além de trabalhos com escolas e outras instituições e das inúmeras ações que inclui uma rede de ajuda dos equipamentos sociais da região”, informa a coordenadora.

Maria Rita afirma que a maneira de atuar das equipes tem como base a humanização do atendimento, com visitas domiciliares, o que possibilita que os profissionais possam desenvolver projetos terapêuticos para cada caso específico. “É um trabalho muito bonito, que reforça o vínculo e promove autonomia”, diz.

A fonoaudióloga afirma, também, que apesar dos avanços a unidade tem muitos desafios. O principal deles é otimizar e ampliar os recursos para poder cumprir a missão da atenção integral, com qualidade, resolutividade, voltada para a prevenção e com a meta de conseguir dar as respostas que a população almeja.

O Centro de Saúde Itajaí fica na rua Paulo Gliwkoffe, 160, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone é 3221-1400. A unidade conta com duas equipes de saúde da família, cada uma composta por médico generalista e/ou clínico geral, ginecologista, pediatra, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde. Também dispõe de auxiliares administrativos e zeladora. O CS possui ainda um Conselho Local de Saúde atuante que se reúne uma vez por mês. As reuniões são abertas à comunidade.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias