Campinas sedia Semana Nacional de Epilepsia

01/09/2006

Um jantar beneficente no The Royal Palm Plaza Hotel abre nesta sexta-feira, 1 de setembro, às 20h,
a programação da IV Semana Nacional de Epilepsia em Campinas.

Este e outros eventos acontecem até o próximo dia 9 de setembro, data em que é celebrado o Dia Nacional e Latino-Americano de Epilepsia. A IV Semana tem por objetivo levar às pessoas informações corretas sobre o assunto a fim de diminuir o estigma associado ao tema e acabar com o preconceito.

De acordo com a neurologista Ana Lúcia Noronha Kanashiro, da Aspe (Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia), é o preconceito e não as crises convulsivas que mais faz os epiléticos sofrerem.

"Devido à desinformação, as pessoas com epilepsia têm dificuldades para se inserirem adequadamente na sociedade e, acredite, até hoje elas encontram problemas para conseguir um emprego ou uma vaga na escola", diz Ana Lúcia.

Segundo a Aspe, a epilepsia é a condição neurológica crônica mais comum em todo o mundo e afeta de 1% a 2% das pessoas de todas as idades, raças e classes sociais.

Estima-se que, em Campinas, cerca de 30 mil pessoas tenham o problema. Aproximadamente 50% dos casos de epilepsia têm início na infância e na adolescência.

Não há cura para essa condição neurológica, mas em 80% dos casos os tratamentos existentes se mostram eficazes no controle dos sintomas.

"Acreditamos que a informação correta é o primeiro passo para a desmistificação da epilepsia, que impõe um forte peso nas áreas psicológica, física, social e econômica, afetando não só os indivíduos, mas também suas famílias", diz Ana Lúcia.

A IV Semana Nacional de Epilepsia em Campinas é uma organização da Aspe, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas.

Saiba mais sobre epilepsia

A epilepsia é uma condição neurológica crônica comum, caracterizada por crises epiléticas repetidas. As crises são eventos clínicos de curta duração que acontece devido a um desequilíbrio no funcionamento do cérebro, causando descargas elétricas excessivas.

O que fazer diante de uma convulsão?

Certo:

Ficar calmo
Proteger a cabeça da pessoa
Posicionar a pessoa de lado
Afrouxar o colarinho
Acalmar os observadores
Afaste os objetos que ofereçam risco aos pacientes
Se a crise demorar mais de 5-10 minutos, chame a ambulância

Errado:

Apavorar-se
Colocar objetos na boca da pessoa
Dar líquidos para a pessoa beber ou cheirar
Acreditar que epilepsia é sinal de fracasso na vida
Acreditar que epilepsia é possessão demoníaca
Acreditar que epilepsia é castigo de Deus

- Não esfregue álcool, vinagre ou substâncias no corpo da pessoa
- Não restrinja os movimentos da pessoa
- Não coloque objetos na boca. A pessoa não engole a língua

A epilepsia tem como causas preveníveis:

- Neurocisticercose (ocorre da ingestão dos ovos do verme da solitária)

Para prevenir tenha uma boa higiene, lave bem as mãos antes das refeições, lave bem saladas e frutas.

- TCE (traumatismo crânio-encefálicos)

Acidentes automobilísticos constituem a principal causa.

Para prevenir, não dirigir bêbado, quando andar de bicicleta ou de moto, usar sempre o capacete, usar cinto de segurança, respeite as leis de trânsito.

- AVC ou derrame (interrupção do fluxo de sangue no cérebro e constitui a principal causa de epilepsia em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Para prevenir mantenha atitudes de saúde como não fumar, controlar a pressão arterial, praticar exercícios físicos.

* Dados da Aspe

Dia 1 de setembro, sexta-feira

Jantar beneficente no The Royal Palm Plaza Hotel às 20h.
Convites limitados à venda R$ 60,00.
Vendas com Li (19) 9113-8086, Paula (19) 9114-1529 ou Ana (19) 8121-9042

Dia 02 de setembro, sábado

Palestra para a comunidade "Epilepsia fora das sombras" .
Das 9h às 12h na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.

Informações com Silvana (19) 3231-2811 ou  silvana@smcc.com.br

Dia 04 de setembro, segunda-feira

Espetáculo Teatro Tim, Parque D. Pedro: Show de dança Sapateado - Companhia Cristiane Matalo. Às 20h.
Ingressos: R$10,00.
Informações com Carol (19) 9790-6404

Dia 07 de setembro, quinta-feira

Corrida da Independência, às 8h, na Praça de Bicicross em Barão Geraldo - Participe da Equiplepsia.

Inscrições com Wantuir (19) 9165-9513 ou wantuir@gmail.com

Dia 09 de setembro, sábado

Estandes nos shoppings Unimart, Campinas Shopping, Iguatemi e Jaraguá Brasil.
Das 14h às 18h.

Esta matéria é uma colaboração da jornalista Cláudia Xavier, do Decom, para a Secretaria Municipal de Saúde