Saúde pretende vacinar 16 mil animais na 1a etapa da campanha contra a raiva animal

01/09/2006

Meta, pactuada com o Instituto Pasteur, é vacinar 170 mil gatos e cães
m toda cidade durante as cinco etapas da campanha

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende vacinar mais de 16 mil animais entre gatos e cães neste final de semana, dias 2 e 3 de setembro, na primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal que ocorre das 8h da manhã às 5h da tarde em bairros da região leste da cidade.

Para alcançar este objetivo, a Vigilância em Saúde (Visa) Leste vai mobilizar mais de 450 servidores que vão atuar em 76 postos de vacinação e em áreas de suporte como manutenção, almoxarifado, Departamento de Transportes Interno (Deti) e no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Alguns postos vão atuar apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Para a zona rural, serão disponibilizadas equipes volantes.

Os vacinadores são servidores da Prefeitura, já cadastrados como vacinadores e capacitados - eles têm pré-exposição vacinal, carteira de identificação e registro junto às Vigilâncias em Saúde (Visas) dos Distritos de Saúde.

A vacinação acontece nas outras regiões da cidade (Sudoeste, Norte, Noroeste e Sul) em sábados e domingos até o final de setembro - com exceção do final de semana após o feriado do dia 7 - e também nos dois primeiros finais de semana de outubro. A meta, pactuada com o Instituto Pasteur, é vacinar, durante toda a campanha, 170 mil animais em toda cidade, sendo 52.971 gatos e 121.077 cães.

O médico veterinário Antônio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do CCZ, informa que todos os cães e gatos, com idade igual ou superior a três meses de idade, devem ser vacinados. "Todos os gatos e cães devem receber a dose durante a campanha, mesmo os vacinados em clínicas particulares ou imunizados várias vezes nas campanhas de anos anteriores. A vacina é gratuita e obrigatória", diz Carlos.

Segundo o veterinário, a vacina é segura e não há contra-indicações. Como nos anos anteriores, não serão fornecidas doses para os munícipes levarem para casa para posterior aplicação. Para os animais que vão ser vacinados pela primeira vez na vida, é necessário aplicar uma segunda dose - ou reforço - 30 dias após.

"Esta dose de reforço será fornecida pelo CCZ, que mantém em suas dependências um posto de vacinação durante todo ano. Porém, nestes casos, o proprietário deve levar o animal até o local, que fica na rua das Sapucaias, 115", informa Carlos.

O médico veterinário Luiz Henrique Martinelli Ramos, da Visa Leste, afirma que a raiva é uma doença fatal. Segundo ele, se iniciados os sintomas, não há cura, seja no homem ou em outros animais. Mas há maneiras de prevenção e uma das formas é a vacinação de cães e gatos.

"Com a vacinação dos animais domésticos, nós estamos indiretamente protegendo a população humana. Por isso, além das ações de prevenção e controle desencadeadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, cada cidadão também deve fazer sua parte levando seus animais todos os anos para tomar a dose nas campanhas de vacinação", diz.

O veterinário afirma que, embora Campinas não registre casos de raiva animal em gatos e cães desde 1983, o vírus ainda circula na cidade presente em mamíferos como o morcego e que, portanto, o risco ainda existe.

"Gatos e cães têm contato com outros mamíferos que podem estar doentes e, ao adquirir o vírus, existe a possibilidade de infectar pessoas pelo depósito de saliva em pele ou mucosa por meio de mordedura, arranhadura e lambedura", diz.

De acordo com o médico veterinário, os gatos merecem atenção especial já que saem mais de casa e têm instinto de caça. "Por isto, existe maior risco de contraírem a doença e de se tornarem potenciais transmissores do vírus rábico para o homem", afirma. Luiz Henrique ressaltou, ainda, que o principal transmissor da raiva para o homem no meio urbano é o cão - cerca de 80% dos casos -, seguido do gato.

Onde vão estar os postos

No sábado, dia 2, os postos vão estar distribuídos em pontos dos bairros, centro da cidade de Campinas (Nova Campinas, Cambuí, Bosque), Joaquim Egídio, Sousas, (Centro e Zona Rural de Sousa abrangendo os bairros Jardim Conceição Vila Brandina, Imperial Parque, Condomínio Caminhos de San Conrado,Cohab, Nova Sousas, Hípica)  Centro e Zona Rural de Joaquim Egídio, Parque Imperador, Vila 31 de Março s, , Carlos Gomes, Jardim Míriam, Santa Cândida 2, Gargantilha, Recanto dos Dourados, Monte Belo, Estrada do Pesqueiro Palmeiras, Alphaville, Parque dos Pomares, Shangrilá, Bananal.

No domingo, dia 3, os postos estarão em áreas dos bairros Guanabara, Santa Genebra, Vila Costa e Silva, Vila Nova, Alto doTaquaral, Taquaral, Jardim Bela Vista, Santa Cândida 1, Vila Tarcila, Parque primavera, Jardim Novo, Flamboyant, Jardim Conceição, Chácara da Barra, Vila Lafayete Álvaro, São Quirino, Jardim Nilópolis, Vila Nogueira, Jardim Conceição, Vila Santana.

As pessoas que necessitarem de informações mais detalhadas sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 da Prefeitura ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nos telefones 3245-1219 ou 3245-2268, ou obtê-las pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

As próximas etapas da Campanha Contra Raiva Animal acontece nas seguintes regiões e finais de semana:

16 e 17 de setembro: Sudoeste

23 e 24 de setembro: Norte