Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas realiza sua primeira eleição para usuários que participarão do Conselho Local de Saúde da unidade

01/09/2006

Serviço especializado em atendimento às pessoas que vivem e convivem com HIV
ou que têm aids é o primeiro do Brasil a organizar esta forma de mecanismo para controle social

A primeira eleição entre usuários do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas foi realizada nesta sexta-feira, 1º de setembro, das 9h às 17h, na unidade pública de saúde localizada à rua Regente Feijó, número 637, no Centro.

A eleição foi realizada paralela à 1ª Semana de Nutrição e Qualidade de Vida, promovida por profissionais, parceiros e usuários do CR do Programa de DST/Aids de Campinas, em celebração ao Dia do Nutricionista, comemorado na quinta-feira e cuja programação terminou nesta sexta-feira.  

O Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), mantida com recursos públicos e voltada ao tratamento para as pessoas que vivem com HIV, que têm aids ou algum tipo de doenças sexualmente transmissível. O CR do PM DST/Aids de Campinas também realiza atividades de educação e comunicação social para prevenção à aids, ao HIV e às DST.  

Para saber mais sobre o serviço, a população pode ir pessoalmente ao local, de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados), das 7h às 20h, ou informar-se através dos telefones (19) 3236 – 3711 ou (19) 3234 – 5000. O atendimento é gratuito e sigiloso. No local são realizados testes de HIV e DST. Os resultados dos exames só a pessoa que fez fica sabendo.

Conselho

A criação do Conselho Local de Saúde do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas foi definida no Plano de Ações e Metas (PAM) 2006 em vigência nesta área programática da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. O processo de implantação do Conselho teve início no dia 8 de março, com apoio do Conselho Municipal de Saúde de Campinas e do Movimento Popular de Saúde.  

Uma Comissão Provisória organizou o processo e abriu inscrições para os usuários que quiseram ser candidatos a participantes do Conselho. O processo foi definido em uma série de reuniões, encontros e capacitações e contou, inclusive, com a preparação para participação dos usuários na 7ª Conferência Municipal de Saúde, de 2006. 

Entre candidatos a membros titulares e membros suplentes do Conselho foram realizadas 11 inscrições. Entre estes 11 inscritos, serão eleitos os oito mais votados. Dentre eles, serão quatro titulares e quatro suplentes.  

Eles vão compor 50% do Conselho e os outros 50% serão divididos entre gestores e profissionais do Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. A posse dos conselheiros está prevista para 1º de Dezembro, dia Mundial de Luta Contra a Aids, data reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.  

"Somos o primeiro serviço especializado em DST e aids do Brasil a criar este tipo de mecanismo de Controle Social. Isso significa muito, nos orgulha muito. Esperamos que outros serviços sigam este exemplo do Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas", disse o representante legal da Núcleo Campinas da Rede Nacional de Pessoas Que Vivem Com HIV/Aids (RNP+), João Lino Vendito.  

"A importância deste momento está na formação de novas lideranças dentro do movimento social organizado que faz o Controle Social das políticas públicas em controle das doenças sexualmente transmissíveis, do HIV e da Aids, e por conseqüência, considero que serão formadas novas lideranças dentro do movimento social que atua na Saúde Pública e em toda a sociedade civil organizada em defesa do SUS", afirmou Vendito.

Volta ao índice de notícias