Saúde vai disponibilizar Chan tao, meditação que diminui ansiedade e estresse

04/09/2006

Numa iniciativa pioneira no sistema público de saúde, a Secretaria de Saúde de Campinas vai capacitar servidores da rede para trabalhar com meditação Chan tao (lê-se tisan tao), técnica que contribui no tratamento de problemas como ansiedade, estresse, obesidade, hipertensão entre outros. O objetivo é que a meditação médica esteja disponível para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do município entre o final deste ano e o início de 2007.

O curso terá dois meses de duração e as aulas vão ocorrer sempre às quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Inicialmente, será constituída apenas uma turma com 50 alunos. As vagas vão ser distribuídas entre os cinco Distritos de Saúde e as inscrições devem ser feitas nos próprios distritos e encaminhadas ao Centro de Ensino do Trabalhador da Saúde (Cets) até dia 6 de outubro. As aulas, gratuitas, serão ministradas no Sindicato dos Médicos e iniciam no dia 19 de outubro. Segundo a Secretaria de Saúde, novas turmas devem ser constituídas em 2007.

O médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, informa que esta modalidade de meditação pode ser disponibilizada para qualquer pessoa. Todos podem meditar. Esta é uma técnica muito simples e com efeitos importantes já demonstrados cientificamente no tratamento da hipertensão, colesterol e triglicérides, controle da obesidade, entre outras patologias. Além disso, nos fortalece já que tonifica o sistema imunológico, afirma.

Segundo William, trabalhos científicos mostram que meditar libera endorfina, substância que provoca sensação de alegria e bem-estar. Também diminui os radicais livres e a produção de adrenalina e cortisol, hormônios secretados em situação de estresse. Além disso, aumenta o fluxo sanguíneo na região do cérebro que comanda as funções de concentração e auto-estima.

Estudos realizados no Canadá revelaram que os gastos com saúde caíram 30% entre as pessoas que praticaram Chan tao por 6 anos. Foram reduzidas despesas com analgésicos, tranqüilizantes, antidepressivos, anti-histamínicos, anti-hipertensivos, com medicamentos para inalação e indutores do sono. Além disso, pacientes que utilizaram esta meditação por 5 anos reduziram as hospitalizações em 56%.

Objetivo é expandir

De acordo com o Coordenador da Saúde Integrativa, a Secretaria de Saúde de Campinas tem como diretriz expandir as práticas Integrativas acupuntura, homeopatia, fitoterapia, lian gong, entre outras - na rede pública municipal de saúde. A meta é ampliar o acesso a essas possibilidades, até pouco tempo restrita a consultórios e clínicas particulares. Nosso objetivo é que os cidadãos conheçam estas práticas e possam fazer sua escolha, afirma William.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas disponibiliza, na sua rede própria de serviços, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, ginástica postural, yoga e agora a meditação médica (Ch´an tao).

Também são oferecidas, na maioria das unidades de saúde, aulas de ginástica chinesa lian gong, que integra o arsenal da medicina tradicional chinesa e serve de controle para dores crônicas osteomuculares. E, mesmo nos Centros de Saúde que ainda não disponibilizam estas técnicas, o usuário poderá informar-se sobre a unidade mais próxima que ofereça o serviço.

William informa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva e recomenda a adoção dessas modalidades de atenção à saúde. Segundo ele, tanto a meditação como outras práticas integrativas estão sendo cada vez mais adotadas pelos países desenvolvidos. Esta política fortalece os princípios do SUS, de humanização e integralidade, diz o acupunturista.

Denize Assis