CS do Balão do Laranja promove oficina sobre DST/Aids para mulheres

05/09/2006

O Centro de Saúde (CS) Pedro de Aquino iniciou na manhã desta quinta-feira, 5 de setembro, uma etapa importante do processo de descentralização das ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids para a rede básica, meta do Programa Municipal (PM) de DST/Aids da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas.

Um grupo de 45 mulheres participou desta primeira atividade, uma oficina sobre DST e Aids na Unidade Básica de Saúde (UBS) conhecida pela população como CS do Balão do Laranja.

A atividade realizada pela equipe multidisciplinar teve como objetivo informar as mulheres sobre Aids e outras DSTs, formas de transmissão, situações de risco, prevenção e, principalmente, sensibilizar este público para que façam o teste anti-HIV.

A oficina é a primeira de três a serem realizadas pelo CS e compõe a estratégia da unidade para aumentar a coleta de sorologia anti-HIV nas mulheres em idade reprodutiva o mais precocemente possível.

"Dividimos nosso público com este perfil em três grupos e vamos trabalhar com eles com atividades diferenciadas. A idéia é, num segundo momento, fazer análise da ação que produz mais impacto para aprimorarmos nossa atuação", afirma a assistente social Isabel Cristina Seregatto, coordenadora do CS do Balão do Laranja.

Segundo Isabel, a receptividade das mulheres foi muito boa e o resultado da oficina surpreendeu. "É grande o impacto que as informações sobre as DST/Aids causam, principalmente quando as mulheres se conscientizam de que estes agravos estão muito mais próximos do que elas imaginam. É a partir daí que podemos incentivar a mudança de comportamento para que as pessoas se previnam e, entre outros comportamentos, pratiquem o sexo seguro", diz a coordenadora.

Isabel informa que a estratégia das oficinas surgiu de proposta e atividades de sensibilização para o tema feita pela Coordenação do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas em conjunto à Coordenação do Distrito de Saúde Noroeste.

A médica ginecologista Patrícia Ramos Varanda, da equipe do CS do Balão, informa que o HIV vírus da Aids inicialmente vinculado a homens que fazem sexo com homens disseminou-se rapidamente entre os diversos segmentos, alcançando mulheres, homens com prática heterossexual e crianças.

"Atualmente, o perfil da epidemia no Brasil mostra a juvenilização, heterossexualização, pauperização e feminilização da doença. Os maiores coeficientes de incidência aparecem nos indivíduos de 30 a 39 anos, e entre as mulheres entre os 20 a 35 anos. São estas e outras informações como o conceito de vulnerabilidade que queremos divulgar para a população e, no caso desta atividade, mais especificamente para as mulheres", diz.

Patrícia afirma que o CS do Balão do Laranja realizará capacitação da equipe para aconselhamento pré e pós teste para o HIV, junto ao Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas, além, é claro, de prosseguir com as oficinas.

A estratégia desencadeada para toda a rede básica inclui a descentralização de recursos financeiros do Plano de Ações e Metas (PAM) 2006, que está em vigência, do Programa Municipal de DST/Aids, vinculados às ações que serão desenvolvidas por vários Centros de Saúde, sendo que no Distrito Noroeste 100% das unidades encamparam o projeto.

De acordo com "Boletim Epidemiológico Especial Aids" da Secretaria de Saúde de Campinas, o município tem 4.397 casos notificados de Aids entre adultos e crianças. A incidência da doença, após atingir seu pico em 1996, tem apresentado uma diminuição com tendência de estabilização da velocidade de crescimento, evidente feminilização e crescimento do número de casos por categoria de exposição heterossexual para ambos os sexos. A razão entre sexos que em 1987 era de 11 homens para uma mulher, atualmente é de 2 homens para cada mulher.

Denize Assis

Equipe do CS Balão do Laranja promove oficina sobre DST/Aids com usuárias da unidade