Campinas vacinou 61.892 crianças menores de cinco anos contra a pólio

06/09/2006

Balanço da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, divulgado às 15 horas desta quarta-feira, 6 de setembro, revela que 61.892 crianças menores de 5 anos receberam a vacina Sabin durante a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, realizada entre 26 de agosto e 1° de setembro. As quase 62 mil crianças vacinadas representam cobertura de 84,2% do total de moradores da cidade nesta faixa etária que é de 73.484.

Na primeira etapa da Campanha, em junho, 60.900 crianças receberam a vacina, o que correspondeu a 82,88% de cobertura. Em 2005, na segunda fase da campanha, a cobertura vacinal foi de 86%. A indicação do Ministério da Saúde é que 80% dos municípios brasileiros consigam atingir 95% de cobertura, meta que é mais difícil de ser conquistada em cidades metropolitanas com o perfil de Campinas.

Segundo o médico pediatra Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de saúde de Campinas, vários fatores contribuem para que a cidade não atinja a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. “As pessoas ainda não compreenderam a importância da vacina. Muitas vezes elas usam o raciocínio, incorreto, de que por terem participado de várias campanhas anteriores e já terem recebido a dose na rotina, não é necessário mais uma dose. Também contribui o fato de não se registrar mais casos da doença há muitos anos no Brasil o que dá a impressão de um risco distante, entre outros fatores”, diz.

Contingente. Na segunda etapa da campanha em Campinas foram mobilizados 1.375 servidores em 320 postos de vacinação. Na área rural e nos locais mais distantes, as doses chegaram em unidades volantes por causa do acesso difícil. O município recebeu 110 mil doses da Sabin (contra a poliomielite).

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a imunização contra a poliomielite em todo o mundo previna 550 mil casos da doença a cada ano. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava seqüelas físicas em cerca de 600 mil pessoas todos os anos. A última ocorrência de poliomielite no Brasil foi registrada em Sousa, na Paraíba, em 1989. Em Campinas, o último caso foi em 1984.

Equipe do Centro de Saúde Esmeraldina, na região sul, veste fantasias de
personagens do mundo infantil durante segunda etapa da Campólio

Denize Assis