Evento reúne atores sociais na abertura do Dia Municipal do Ostomizado

12/09/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas e a Associação dos Ostomizados de Campinas e Região (Ostocampre) reúnem nesta terça-feira, 12 de setembro, trabalhadores, gestores e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes da sociedade civil, da Câmara Municipal e pessoas ostomizadas durante evento de abertura do Dia Municipal do Ostomizado, celebrado em 13 de setembro. O evento, que acontece às 14h, no Rotary Club da rua Benjamin Constant, vai contar com a presença do Secretário Municipal de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

A programação da abertura inclui divulgação de informações sobre ostomia, apresentação do histórico da Ostocampre, objetivos e diretrizes do Dia e palestra proferida por Ana Cristina Guimarães, coordenadora do Movimento Jovem dos Ostomizados do Estado de São Paulo. Também ocorre palestra do médico proctologista José Joaquim de Oliveira Filho, da Secretaria Municipal de Saúde, entre outras atividades.

A abertura é direcionada a um público específico, integrado por pessoas envolvidas diretamente com o tema. Amanhã, quarta-feira, 13, das 8h30 da manhã às 5h30 da tarde, acontece evento aberto à comunidade, no Largo do Rosário, no Centro da cidade. A atividade inclui distribuição de folhetos educativos, estandes com material educativo e informativo e apresentações culturais. Também vai ser promovida sessão Tire suas dúvidas, com presença de profissionais de saúde.

O objetivo do Dia Municipal do Ostomizado é divulgar o tema e conscientizar os vários níveis sociais sobre a questão. Além disso, queremos mostrar que existe a Ostocampre, associação que dá apoio necessário às pessoas ostomizadas, promovendo reabilitação e qualidade de vida. Também queremos que a atividade sirva de exemplo para outros municípios e, principalmente, que multiplique as informações esclarecendo a comunidade que existe na rede pública tratamento específico, direcionado e onde as pessoas acometidas podem ser atendidas corretamente, afirma Rocraniano Gersio Lopes, presidente da Ostocampre.

Ele informa que o Dia Municipal do Ostomizado foi instituído por lei 12.498, de 13 de setembro de 2006, de autoria do vereador Francisco Sellin. O dia 13 de setembro foi escolhido porque lembra uma outra grande conquista, a formação da Câmara Técnica de Atenção à Pessoa com Ostomia, em setembro de 2005, diz o presidente.

O médico Joaquim José de Oliveira Filho, da Secretaria Municipal de Saúde, explica que ostomia ou estomia - é a abertura realizada no abdome por meio de procedimento cirúrgico para desconecção de algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer. Este orifício chama-se estoma.

A ostomia é aplicada a pacientes com dificuldades respiratórias (traqueostomia), onde a traquéia é aberta abaixo do ponto congestionado e um tubo é inserido no local para permitir a entrada livre de ar.

Em casos de câncer do intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraído, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, nesses casos, a aplicação de uma bolsa de colostomia para o recolhimento de fezes.

Conforme o local onde foi feito a ostomia dá-se um nome diferente, iniciado pelo nome do local e seguido de "ostomia". Por exemplo: traqueostomia (traquéia), esofagostomia (esôfago), gastrostomia (estômago), etc.

Uma pessoa ostomizada, apesar de necessitar de alguns cuidados especiais, pode levar uma vida muito próxima do normal podendo muitas vezes praticar esportes, viajar, trabalhar. Ostomia não é uma enfermidade. É a solução cirúrgica para determinadas doenças, informa Oliveira Filho.

Em Campinas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza medicamentos, curativos, bolsas coletoras e toda assistência aos pacientes ostomizados. A Secretaria também integra a Câmara Técnica de Atenção à Pessoa com Ostomia, constituída por quatro pacientes, dois servidores da Policlínica II e dois integrantes da Direção Regional de Saúde (DIR XII). Ostocampre.

Denize Assis