Exames confirmam que salmonela provocou surto na Vila Formosa

12/09/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas recebeu na tarde desta terça-feira, 12 de setembro, resultados de exames que confirmam a hipótese de Salmonelose no surto de doença de origem alimentar na Vila Formosa (região sul), notificado no dia 15 de agosto pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Prefeitura.

Os exames, processados pelo Instituto Adolfo Lutz, isolaram salmonela nas amostras de fezes e sangue coletadas dos pacientes e também identificaram Salmonela Enteretides na casca do ovo utilizado na confecção da maionese consumida pelas pessoas acometidas.

O surto atingiu 23 pessoas de uma mesma família. Um homem de 40 anos morreu. Os principais sintomas apresentados foram febre, dor de cabeça, dor abdominal, diarréia e vômitos. Todas as pessoas envolvidas consumiram a maionese - feita com ovo cru - numa festa familiar. A faixa etária dos doentes variou entre 7 e 63 anos, sendo a maioria adultos.

Para esclarecer o surto, a equipe de técnicos da Covisa trabalhou com o auxílio da Vigilância em Saúde do município de Valinhos e com apoio da Direção Regional de Saúde de Campinas (Dir XII).

Segundo a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, coordenadora da Vigilância Sanitária da Covisa, a confirmação laboratorial é importante, mostra que a condução da investigação foi correta e reforça que as pessoas não devem comer ovos crus ou alimentos sem procedência em hipótese alguma.

Maria Filomena informa que em situações como esta, quando mais de uma pessoa passa mal após consumir qualquer alimento, o caso deve ser informado o mais rapidamente possível à Vigilância em Saúde. A notificação é fundamental para a assistência aos pacientes e para a identificação do agente envolvido. A orientação vale tanto para os serviços de saúde quanto para a própria comunidade, diz.

Segundo a médica sanitarista Naoko da Silveira, da Covisa, a salmonelose é uma doença de duração relativamente curta, mas os casos podem ser mais sérios em crianças, gestantes, idosos e pessoas que já tenham alguma doença de base. O tratamento é feito através de medicação adequada e acompanhamento médico. Podem ocorrer óbitos, informa.

Segundo Naoko, além dos ovos, vários alimentos podem ser fontes de transmissão da salmonelose, como aves, carnes, derivados do leite, produtos de panificação e confeitaria, alimentos malcozidos, crus ou muito manipulados, saladas diversas - principalmente aquelas em que os ingredientes são batatas, ovos, maionese caseira -,  entre outros.

Mas o principal alimento envolvido nos surtos é o ovo cru. Por isso, novamente a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os alimentos sejam bem cozidos e as sobras mantidas sob refrigeração. Para os ovos, os cuidados específicos incluem usar somente os limpos, inteiros e não trincados; utilizar sempre os que estão guardados por mais tempo; não utilizar gemas cruas; não juntar vários ovos se não for utilizá-los imediatamente; evitar misturar o conteúdo do ovo com sua casca; pratos frios que levem ovos devem ficar sobre o gelo ou em qualquer outro tipo de refrigeração.

Encaminhamentos

A Vigilância em Saúde (Visa) Sul está investigando a origem do ovo para devidas orientações e providências cabíveis. A Secretaria de Saúde também vai divulgar informe para profissionais de saúde comunicando a conclusão do caso e pretende promover trabalho para agilizar e melhorar a notificação de surtos causados por alimentos. Outro objetivo é reforçar alerta para a população quanto ao risco de consumir ovos crus.

Denize Assis