Campinas pretende vacinar 22,5 mil animais na 2a etapa da campanha contra a raiva animal

13/09/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas pretende vacinar pelo menos 1,5 mil gatos e 21 mil cães no próximo final de semana, dias 16 e 17 de setembro, na segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal que ocorre, das 8h às 17h tanto no sábado como no domingo, na Região Sudoeste da cidade. Para atingir a meta, a Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste vai mobilizar mais de 330 servidores que vão atuar em 56 postos de vacinação, entre fixos e volantes, e nas atividades de logística, manutenção e apoio.

A Campanha é organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilâncias em Saúde (Visas) e unidades básicas de saúde (Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família). Também vão colaborar nesta fase da campanha servidores do Almoxarifado Central e do setor de Manutenção da Secretaria de Saúde, além do Departamento de Transportes Internos (Deti). Algumas escolas vão abrir suas portas para funcionarem como postos de vacinação.

O médico veterinário Cláudio Luiz Castagna, da Visa Sudoeste, informa que a vacina não tem contra-indicação e que todos os animais com mais de três meses, inclusive gatas e cadelas prenhes, que estejam amamentando, no cio e mesmo que já tenham recebido a vacina este ano, devem ser tomar a dose na campanha. Pessoas que têm quatro ou mais gatos e encontram dificuldades para conduzir os animais ao posto de vacinação podem solicitar vacinação domiciliar nos Centros de Saúde, informa o veterinário.

Segundo Castagna, este ano novamente a Secretaria de Saúde quer chamar a atenção para a necessidade de vacinar os gatos. O veterinário informa que a cobertura vacinal tem se mantido baixa nestes animais em Campinas. Além disso, os últimos casos de raiva notificados no Estado de São Paulo foram em gatos e morcegos.

Castagna informa ainda que estão sendo distribuídos folhetos para a população com orientações sobre como levar o gato ao posto de vacinação. O gato é um animal arisco e não permite ser conduzido com facilidade. Além disso, fica esquivo na fila de vacinação. Por isso, este ano estamos disponibilizando informações sobre como transportar e manter este animal na fila, diz.

O veterinário reforça que é responsabilidade do proprietário vacinar seu gato e cão todos os anos contra a raiva animal. A Prefeitura promove campanha anual e não é necessário pagar pelas doses, informa.

Informações sobre os postos de vacinação estão sendo divulgadas pelo telefone 156 da Prefeitura, pelos telefones do CCZ que são 3245-1219 ou 3245-2268, e no portal da Secretaria Municipal de Saúde (www.campinas.sp.gov.br/saude). A Visa Sudoeste conta também, para a divulgação, com apoio da mídia impressa e de rádio e televisão.

Saiba mais

A raiva é uma doença que acomete todas as espécies de mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais, e é uma das doenças mais antigas da humanidade, havendo relatos desde o século 24 antes de Cristo.

A principal forma de transmissão da raiva é pelo depósito de saliva contendo o vírus rábico em pele ou mucosa por meio de mordedura, arranhadura e lambedura. No meio urbano, o principal transmissor da doença para o homem é o cão cerca de 80% dos casos -, seguido do gato. O Brasil é o país com o maior número de casos de raiva humana na América Latina.

Campinas

Apesar de Campinas ser considerada como área de raiva controlada os últimos casos em humano e em cão ocorreram no início da década de 80 -, o município voltou a registrar casos em morcegos não hematófagos em 1998, um caso em gato 99, e casos em herbívoros bois, cavalos entre outros em 2000, na área de Joaquim Egídeo, na Região Leste, tendo a doença avançado, em 2001 e 2002, para outros bairros da Leste, entre os quais o Carlos Gomes.

Com um intenso trabalho que incluiu reforço nas estratégias de vigilância epidemiológica, mapeamento das colônias de morcegos hematófagos e ações de educação em saúde, os casos em herbívoros cessaram e, a partir de 2003, têm sido registradas ocorrências somente em morcegos não hematófagos frugívoros e insetívoros - em áreas da Região Norte, como Barão Geraldo, e ainda na Leste, no Centro da cidade.

Segundo a Vigilância em Saúde da Prefeitura, a ocorrência desta doença em animais de grande porte e em morcegos não hematófagos aumenta o risco de este agravo voltar a atingir humanos. Esta situação demanda um intenso trabalho de vigilância epidemiológica, altas coberturas vacinais de cães e gatos e ações de educação em saúde e mobilização social. É com esta diretriz que a Secretaria de Saúde realiza as campanhas anuais de vacinação.

Próximas etapas

A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos acontece nas outras regiões de Campinas (Norte, Noroeste e Sul) em sábados e domingos até o final de setembro e também nos dois primeiros finais de semana de outubro. A meta, pactuada com o Instituto Pasteur, é vacinar, durante toda a campanha, 170 mil animais em toda cidade, sendo 52.971 gatos e 121.077 cães.

As próximas etapas ocorrem nas seguintes regiões e finais de semana:

23 e 24 de setembro: Norte

7 e 8 de outubro: Noroeste