Prefeitura promove na região sudoeste 2ª etapa da vacinação contra a raiva

15/09/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste final de semana, dias 16 e 17 de setembro, na região sudoeste da cidade – que inclui os bairros do eixo das avenidas Amoreiras e Ruy Rodrigues e da área do Ouro Verde -, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal.

A meta é vacinar pelo menos 1,5 mil gatos e 21 mil cães e a Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste quer novamente chamar a atenção para a necessidade de vacinar os gatos, já que a cobertura vacinal nestes animais tem se mantido baixa em Campinas.

“Os últimos casos de raiva em animal no Estado de São de Paulo foram notificados em morcegos e gatos e em humanos as ocorrências foram de pessoas que tiveram contato com gato doente, que foram mordidas por gato. Portanto, a vacinação destes animais é muito importante e a cobertura tem que ser aumentada”, afirma o médico veterinário Cláudio Luiz Castagna, da Visa Sudoeste.

Castagna afirma que é mais difícil levar o gato para vacinar do que o cão. “O gato é arisco e não permite ser conduzido com facilidade. Além disso, fica esquivo na fila de vacinação. Por isso, este ano estamos disponibilizando informações, por meio de folhetos, sobre como transportar e manter este animal na fila”, informa.

O veterinário informa que em Campinas têm sido registrados casos da doença em morcegos todos os anos. “Este animal desenvolve a doença, cai no chão e fica andando durante o dia. Então, embora o último caso de raiva em humano em Campinas tenha sido em 1981, o vírus continua circulando na cidade e o risco está presente”, diz.

O veterinário reforça que é responsabilidade do proprietário vacinar seu gato e cão todos os anos contra a raiva animal. A segunda etapa da campanha acontece das 8h às 17h - tanto no sábado como no domingo – em 60 postos de vacinação que vão estar instalados nos centros de saúde, em escolas e outras instituições públicas. Para as localidades rurais, serão disponibilizados postos volantes. Mais 330 servidores vão atuar diretamente na vacinação e nas atividades de logística, manutenção e apoio.

A Campanha é organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilâncias em Saúde (Visas) e unidades básicas de saúde (Centros de Saúde e Módulos de Saúde da Família). Também vão colaborar nesta fase da campanha servidores do Almoxarifado Central e do setor de Manutenção da Secretaria de Saúde, além do Departamento de Transportes Internos (Deti).

Informações sobre os postos de vacinação estão sendo divulgadas pelo telefone 156 da Prefeitura, pelos telefones do CCZ que são 3245-1219 ou 3245-2268, e no portal da Secretaria Municipal de Saúde (www.campinas.sp.gov.br/saude). A Visa Sudoeste conta também, para a divulgação, com apoio da mídia impressa e de rádio e televisão.

A primeira etapa da campanha ocorreu na região leste nos dias 2 e 3 de setembro e a meta de vacinar 16 mil animais não foi atingida.

Próximas etapas

A Campanha de Vacinação contra a Raiva em Cães e Gatos acontece nas outras regiões de Campinas (Norte, Noroeste e Sul) em sábados e domingos até o final de setembro e também nos dois primeiros finais de semana de outubro. A meta, pactuada com o Instituto Pasteur, é vacinar, durante toda a campanha, 170 mil animais em toda cidade, sendo 52.971 gatos e 121.077 cães.

As próximas etapas ocorrem nas seguintes regiões e finais de semana:

23 e 24 de setembro: Norte

7 e 8 de outubro: Noroeste