Programa DST/Aids de Campinas realiza 1ª etapa do Plano de Ações e Metas para resposta à epidemia de Aids e controle das DST no ano de 2007

15/09/2006

Trabalhadores e gestores da rede pública de saúde, parceiros do Programa, sociedade civil organizada e conselheiros municipais de saúde,
estão reunidos desde terça  para definir documento que é submetido ao Conselho de Saúde

O Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas realiza seu Plano de Ações e Metas (PAM) para resposta à epidemia de Aids no município em 2007 e controle das DST.

Cerca de 70 participantes –entre trabalhadores e gestores da rede pública municipal de saúde, sociedade civil organizada, conselheiros municipais de saúde e Direção Regional de Saúde (DIR) XII– elaboraram juntos as diretrizes para ações de prevenção e tratamento.

Os participantes do PAM iniciaram os trabalhos na última terça-feira, dia 13 de setembro, às 9h30, com a prestação de contas do PAM 2006, apresentação de um panorama sobre a epidemia de Aids em Campinas e realização de um debate sobre a Aids e as DSTs.

No mesmo dia os participantes foram divididos em grupos temáticos que, com base nas metas do PAM 2006, elaboraram e discutiram ações e metas para o ano de 2007.

Os grupos são os seguintes: Gestão e Desenvolvimento Institucional; Assistência e Desenvolvimento Institucional; Prevenção e Desenvolvimento Institucional e Rede Básica e Desenvolvimento Institucional.

Nesta sexta-feira foi realizada a Plenária para aprovação do Plano Técnico com participação de todos os grupos. De acordo com a enfermeira sanitarista Maria Cristina Ilario, coordenadora do Programa DST/Aids de Campinas, é a primeira fase da elaboração do plano.

Na próxima semana, segundo a coordenadora, serão realizadas reuniões de uma comissão de representantes dos grupos temáticos para discussão e definição dos recursos necessários para as ações e metas previstas para o período de 2007.

Após este período, será realizada a Plenária Final do PAM 2007 para que o documento seja submetido à aprovação do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, que legitima e valida o Plano.

"O que a gente faz é cumprir o estabelecido pelo Sistema Único de Saúde. Cumprir o que a gente vem conquistando ao longo de muitos anos nesta Cidade e neste País com relação à política pública de saúde", afirmou Cristina Ilario na abertura do PAM.

Campinas tem 4.397 casos de aids notificados até novembro de 2005, de acordo com o "Boletim Epidemiológico – Especial Aids" da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 1.500 estão em tratamento no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de DST/Aids de Campinas.

O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas está localizado à rua Regente Feijó, número 637, Centro. O CR realiza teste de Aids e DSTs e tratamento às pessoas que vivem com HIV/Aids.

Mais informações sobre o Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas podem ser obtidas no local, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h (exceto aos feriados) ou pelo telefone (19) 3234 – 5000.

Para saber mais sobre os testes de Aids e DST, a população pode informar-se por meio do telefone (19) 3236 – 3711, ir pessoalmente ao local, das 7h às 19h ou procurar o Centro de Saúde mais próximo.