Comunidade do Jardim Campineiro recebe orientações sobre dengue e outras doenças

15/09/2006

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove no domingo, dia 17 de setembro, das 9h às 15h, na Escola Estadual Professora Castinalta Barros, Jardim Campineiro, na área do São Marcos (região norte), ação educativa sobre dengue, febre maculosa, leptospirose e outros agravos como acidentes com animais peçonhentos. A atividade conta com a parceria dos Centros de Saúde (CSs) Santa Mônica e São Marcos e tem apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O local é uma das áreas com registro de transmissão de dengue – com um grande número de casos - e leptospirose no município, além de ter notificações de suspeitos de febre maculosa. Também é área de risco para acidentes com escorpião e aranha entre outros.

A ação é uma das atividades do Dia do Abraço que este ano tem como tema Seu bairro, sua casa, sua família e você. Cuide com amor. Promovido pelas entidades sociais, entre as quais escolas, igrejas e Organizações Não-Governamentais, com apoio da Prefeitura, o Dia do Abraço está na sua 8ª edição.

Além das atividades de educação em saúde, o evento vai disponibilizar para a comunidade corte de cabelo, serviços do INSS, de orientação jurídica, barracas de alimentação e artesanato além de atividades recreativas. O Sesi também vai participar com a realização de palestras.

Segundo o supervisor de controle ambiental Leandro Freire da Silva, da Visa Norte, uma equipe de profissionais de saúde vai estar no local à disposição da comunidade para informar sobre as doenças, sintomas, maneiras de prevenção, quando e como procurar o serviço de saúde e a responsabilidade de cada cidadão com o seu quintal, sua rua, seu bairro.

Os participantes vão poder conhecer exemplares de escorpiões, aranhas e cobras. Folhetos educativos vão ser disponibilizados para os interessados. Ainda vai estar exposto o Aedes aegypti, mosquito que transmite o vírus da dengue, nas suas várias fases e serão repassadas informações sobre a doença. O trabalho em relação à febre maculosa e leptospirose será na mesma linha, com mostra de vetores e conscientização da população.

“O Dia do Abraço já está consolidado e se constitui numa oportunidade para a promoção da educação em saúde. É um momento que nos possibilita trabalhar para conscientizar a população sobre a importância da adoção de medidas cotidianas que cada cidadão pode adotar para controle das doenças”, diz.

Segundo Leandro, o edição do Dia do Abraço de 2006, além do comprometimento dos abraços anteriores, tem o desafio de resgatar na comunidade o sentido do cuidar sendo ela própria agente transformadora da realidade.

A escola Castinalta Barros fica na rua Orlando Oliveira, s/n°, no Jardim Campineiro, na abrangência do Centro de Saúde São Marcos.

Denize Assis