Ciclo de debates marca 20 anos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

19/09/2006

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, um dos mais antigos em funcionamento no Brasil, promove a partir desta quarta-feira, 20 de setembro, ciclo de palestras e debates para marcar seus 20 anos de fundação.

Durante a programação, vão ser discutidos temas como Lesão por Esforço Repetitivo e Distúrbios Osteomusculares (Ler/Dort); asma ocupacional; assédio moral no trabalho; saúde mental e trabalho; princípio de precaução; e o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde do trabalhador.

Os debates acontecem amanhã e nos dias 27 de setembro, 4, 18, 25 e 31 de outubro no Auditório do Ceprocamp, na avenida dos Expedicionários, 145, Centro, e são abertos a todos interessados. Inscrições e informações podem ser obtidas pelos telefones 3272-1292 ou 3272-8025 ou pelo e-mail saude.crst@campinas.sp.gov.br

O evento tem apoio das instituições Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro); Sindicato dos Químicos Unificados de Campinas e Região, Osasco e Vinhedo; Sindicato da Construção Civil de Campinas e Região; e Ceprocamp.

A expectativa da comissão organizadora das comemorações é que o ciclo de palestras e debates reúna um público representativo, com ampla participação de gestores, profissionais de saúde, usuários do CRST, sindicatos e demais entidades dos trabalhadores, além da comunidade em geral.

Segundo a coordenação do CRST, a comemoração é um momento de reflexão, de troca de experiências e de avaliação de um grande projeto coletivo iniciado há 20 anos. “Tendo em vista a importância histórica e atual do CRST, avaliamos que seu aniversário deveria ser comemorado de maneira muito especial. Por isso, foi organizado esse ciclo de debates com foco nos problemas de saúde do trabalhador que têm tido destaque na região de Campinas”, afirma a psicóloga Márcia Hespanhol Bernardo, do CRST Campinas.

História

O CRST surgiu em 1986, a partir de reivindicações do movimento sindical da região articulado com técnicos da área de saúde que classificavam os agravos à saúde do trabalhador como problema de saúde pública. Desde o início de suas atividades, houve participação dos usuários na gestão da unidade, antecipando o que mais tarde passou a ser chamado pelo SUS de controle social.

Durante os 20 anos de atuação, o CRST Campinas tem atuado integrado ao SUS e, além de prestar assistência, trabalha na promoção da saúde com ações de vigilância em ambientes de trabalho e atividades de educação em saúde.

Segundo a fonoaudióloga Andréa Marques Tavares, coordenadora municipal de saúde do trabalhador, o trabalho do CRST vem sendo consolidado de maneira que a atenção à saúde do trabalhador possa estar incorporada em todos os níveis do sistema de saúde, atendendo o que está previsto em lei. “A implementação das ações em saúde do trabalhador, no âmbito do SUS, é um cumprimento ao artigo 200 da Constituição Federal e ao artigo 6 da Lei Orgânica da Saúde”, diz.

Desde o início, o CRST Campinas se estabeleceu como referência para os trabalhadores das cidades da região, que se caracteriza por possuir uma ampla gama de atividades produtivas, que vão do trabalho informal extremamente precário às indústrias de ponta. Atualmente, o CRST integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e passou a ter oito municípios como área de abrangência oficial, o que constitui uma população de dois milhões de habitantes. Nos 20 anos de atuação, o CRST prestou assistência a 16 mil pessoas.

Programação:

Docente da Unesp - Guaratinguetá

Debatedora: Marcos de Oliveira Sabino

Médico do CRST Campinas

Encerramento do ciclo de debates e comemoração do aniversário do CRST

18h: Abertura

18h30: mesa – O SUS e a Saúde do Trabalhador

Palestrantes:

Emerson Elias Merhy

Docente da UFRJ

Darci Pinheiro

Ex-sindicalista

Marco Antônio Gomes Perez

Coordenador da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde

21h: Confraternização

Local: Ceprocamp

Av. Dos Expedicionários, 145 – Centro

Estacionamento

Dias 20 e 27/9, 4, 18 e 25/10:

Rua Francisco Teodoro

Dia 31/10:

Rua Lidgerwood, 195

Os debates são abertos a todos interessados.

Denize Assis