Saúde promove ação contra dengue na abrangência do CS Padre Anchieta

19/09/2006

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, realiza nesta quarta-feira, 20 de setembro, ação de controle e prevenção da dengue nos bairros Renascença, Padre Josino e Chácara Maria Helena, na abrangência do Centro de Saúde Padre Anchieta, região norte. Nestas comunidades, foram confirmados recentemente três casos de dengue. Outros oito casos de pessoas que apresentaram sintomas da doença estão sendo investigados.

A ação inclui remoção e inviabilização de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, busca de outros casos com sintomas e atividades de educação em saúde e mobilização social. Cerca de 30 pessoas vão estar envolvidas nos trabalhos e dois caminhões serão disponibilizados para a retirada de materiais. Ajudantes de controle ambiental, biólogo e servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de agentes comunitários de saúde vão integrar as equipes.

Também vão ser realizadas visitas aos pontos de risco, como ferros-velhos, borracharias e outros que pela natureza da sua atividade podem favorecer a proliferação do mosquito. Locais que não estiverem em conformidade com as regras vão ser notificados.

Segundo o supervisor de controle ambiental Nilton Santos Menezes, da Visa Norte, nos três bairros são encontrados muitos materiais recicláveis. No Renascença, também há problemas com as caixas d´água malcuidadas e, na Chácara Maria Helena, existem piscinas sem manutenção.

“A população tem que ter consciência da importância da adoção de medidas para o controle do mosquito, como dispor corretamente os resíduos e não deixar água acumulada em pneus e outros objetos que podem servir de criadouros. Cuidar da caixa d´água e da piscina também é necessário”, diz Nilton. Esta atitude, aliada à atuação da Prefeitura - que pode fazer a limpeza urbana e mobilizar equipes de saúde e a comunidade -, torna o combate à doença mais eficaz.

Campinas notificou este ano 454 casos de dengue, dos quais 375 são autóctones. A região Norte tem o maior número de ocorrências, com 171 casos. Em seguida, vem a região sul, com 95; a Sudoeste, com 83; e a Leste e Noroeste, com 55 e 50 respectivamente.

Denize Assis