Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas realiza seu 1º concurso de Rainha da Primavera, nesta quinta-feira, dia 21

19/09/2006

Atividade promove integração e convivência entre profissionais, usuários e parceiros
do Programa no mês em que inicia a "Estação das Flores"

O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas realiza, nesta quinta-feira, dia 21 de setembro de 2006, das 8h30 às 16h, seu Primeiro Concurso de Rainha da Primavera, entre profissionais da unidade de saúde, localizada à Rua Regente Feijó, número 637, no Centro.  

Trata-se de um evento destinado a promover a qualidade de convivência entre profissionais, usuários e parceiros do Centro de Referência DST/Aids e oferecer um conjuntos de atividades permeadas de mensagens de prevenção positiva (entre pessoas que vivem com HIV/Aids) e informações sobre o HIV, a Aids e as DSTs. 

Para a organizadora do evento, Miriam Passiani de Carvalho, que faz parte da equipe do Programa, é uma oportunidade para integrar profissionais, usuários e parceiros do Programa DST/Aids de Campinas e manter o "alto astral" da equipe e dos usuários. "Queremos, com isso, diminuir a vulnerabilidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas envolvidas com o serviço", afirma.  

Ela explica que a programação do dia do Concurso Rainha da Primavera tem início às 8h30, simultânea à realização da Feira Moderna, uma atividade mensal que ocorre no Centro de Referência do Programa com a oferta de alimentos funcionais aos usuários da unidade de saúde, divulgação das propriedades desta alimentação e realização de testes de glicemia, colesterol e triglicéredes. A Feira Moderna compõe ações para promoção de melhor qualidade de vida.  

Durante a manhã serão realizadas oficinas artísticas oferecidas por trabalhadoras e parceiros do Centro de Referência em DST/Aids, como oficinas de guirlandas e roda de cantigas, além da confecção de flores com papel crepon. As oficinas devem ser realizadas até o começo da tarde, quando terá início o Concurso de Rainha da Primavera. 

As candidatas, inscritas junto à equipe do CR, farão um desfile e todas as pessoas que estiverem presentes poderão participar da votação. Desde o lançamento do evento, há cerca de dois meses, algumas candidatas já organizam inclusive campanha com distribuição de panfletos. Todas as produções, de campanhas, roupas, maquiagem e cabelo, entre outros, estão sendo custeados pelas próprias candidatas, sem ônus para o serviço.  

A candidata mais votada será eleita a Rainha da Primavera. A segunda e a terceira mais votada serão eleitas Princesas da Primavera. A Rainha e as Princesas devem participar de demais eventos promovidos pelo Programa DST/Aids de Campinas e parceiros.  

À tarde, durante a apuração e antes do anúncio das vencedoras, devem ser realizadas performances artístico-culturais no Espaço de Convivência do CR DST/Aids de Campinas.  

O evento, que envolve questões relacionadas ao universo feminino, como moda e beleza, está articulado às ações e metas do Programa DST/Aids de Campinas que tem como prioridade –entre outras ações como tratamento às pessoas que vivem com HIV/Aids– reduzir a vulnerabilidade à infecção pelo HIV e DSTs entre mulheres, principalmente jovens, negras, de baixa renda ou de renda nenhuma. Neste caso, as atividades estão no contexto da prevenção positiva, da adesão ao tratamento e promoção da auto-estima das pessoas vivendo com HIV/Aids.  

Nos anos 80 a proporção de casos de Aids entre homens e mulheres era de aproximadamente 40 casos entre homens para cada caso entre mulheres. A proporção atual é de aproximadamente dois homens a cada caso de Aids entre mulheres. Esta população está mais vulnerável devido à privação aos seus direitos sexuais, econômicos e sociais, de forma geral. Quanto menor o acesso aos bens de consumo e serviços públicos, como de educação e saúde, mais a pessoa estará exposta à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis.  

 O Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas é uma unidade pública de saúde mantida com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). No local são realizadas ações de educação e comunicação social para redução da vulnerabilidade social, como estratégia de resposta à epidemia de Aids no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, desde o início da epidemia, na década de 1980, até o dia 25 de novembro de 2005, foram notificados 4.397 casos de Aids no município. 

Mais dados sobre aids podem ser obtidos no "Boletim Epidemiológico – Especial Aids ", distribuído para as unidades públicas de saúde de Campinas e que pode ser conferido no Portal da Saúde, serviço da Secretaria Municipal de Saúde. O boletim está publicado no seguinte endereço eletrônico : https://saude.campinas.sp.gov.br/boletins/boletim_epidem_mar06.pdf 

O Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas realiza testes de HIV e sífilis gratuitamente e o resultado é sigiloso. Somente a pessoa que fez o teste fica sabendo o resultado. O Centro de Referência também oferece tratamento às pessoas que têm aids.  

Para saber mais sobre os testes de HIV e sífilis a população pode informar-se através dos Centros e Postos de Saúde de Campinas, ou no Centro de Referência, de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados), das 7h às 8h. Para saber mais sobre o Centro de Referência a população também pode informar-se por meio do telefone (19) 3234 – 5000.

Concurso de Rainha da Primavera do CR
Quinta, dia 21/09/2006, das 8h30 às 16h
Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas
Rua Regente Feijó, 637 – Centro
Informações: (19) 3236 – 3711 ou 3234 – 5000

Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, 3234 – 5000, 3236 – 3711 com Eli Fernandes (Assessor de Imprensa)

Volta ao índice de notícias