Orçamento de R$ 445 milhões para Saúde em 2007 é o maior da história

21/09/2006

Proposta orçamentária foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde
e agora será encaminhada pelo Executivo à Câmara, que tem até dia 31 dezembro para aprová-la

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas deu um passo importante na noite de quarta-feira, dia 20 de setembro, em relação ao controle social dos investimentos para o Sistema Único de Saúde (SUS) ao aprovar, junto ao Conselho Municipal de Saúde, a proposta orçamentária da pasta para 2007. O Conselho Municipal de Saúde, constituído por representantes dos usuários, dos trabalhadores de saúde, dos prestadores de serviços para o SUS e dos gestores, é o órgão máximo de deliberação da política de saúde no município.

O orçamento previsto é de R$ 445 milhões, valor maior do que o que será executado em 2006 - com previsão de fechamento de R$ 400 milhões -, e se constitui no maior investimento da história do município para a área de saúde. Além disso, pela primeira vez, a Secretaria de Saúde conseguiu montar uma proposta orçamentária acoplada ao plano municipal de saúde, que aponta ações a serem executadas no próximo período.

“Isto é muito importante porque nos permite, além de aumentar os investimentos, fazer com que a verba seja melhor aproveitada, já que cada área – como saúde da mulher, da criança, do adulto, assistência farmacêutica, vigilância em saúde, obras etc - vai poder trabalhar com base em recursos previamente definidos. E a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde legitima a proposta. Por todos estes motivos, sem dúvida este é um marco na história do SUS Campinas”, diz o Secretário Municipal de Saúde José Francisco Kerr Saraiva.

O diretor financeiro do Fundo Municipal de Saúde da Secretaria, Fábio Forte de Andrade, informa ainda que, em relação a 2005 – quando a verba executada foi de R$ 345 milhões –, o orçamento para 2007 sofreu um aumento de 30%, maior que a inflação do período, de aproximadamente 10%. “Se aprovada a proposta, o crescimento real será de 20%. Os números reafirmam a condição de Campinas como um dos municípios que mais investe em saúde no Brasil”, afirma o diretor.

Segundo Fábio, os recursos são provenientes do próprio município e do Governo Federal, na proporção de 2/3 da Prefeitura para 1/3 da União. O diretor informa que toda movimentação dos recursos repassados à Secretaria de Saúde é fiscalizada e controlada pela população por meio do Conselho Municipal de Saúde.

Ainda de acordo com Fábio, para que a proposta orçamentária seja efetivamente aprovada, é necessário que o Executivo encaminhe-a, até o dia 30 de setembro, para a Câmara Municipal, que vai analisá-la e tem até dia 31 de dezembro para aprová-la.

O médico pediatra Pedro Humberto Scavariello, diretor municipal de Saúde, diz que o incremento da verba e a otimização dos recursos permitem ampliar e melhorar a qualidade do atendimento. “Sem dúvida é um avanço. Nos possibilita garantir maior acesso. Os recursos serão destinados às políticas e à assistência prestada pelo SUS. O aumento dos investimentos alcança de ações da atenção básica até o atendimento de alta complexidade e com a diretriz de fazer com que a verba seja melhor aproveitada. Neste processo, a participação e a cobrança da sociedade são fundamentais, o que se dá por meio da atuação do Conselho Municipal de Saúde”, afirma.

Denize Assis