Palestra vai abordar asma relacionada ao trabalho

26/09/2006

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, 27 de setembro, palestra sobre asma ocupacional. O evento, que acontece a partir das 14h no Auditório do Centro Profissionalizante Antônio da Costa Santos (Ceprocamp), integra o ciclo de palestras e debates promovido para marcar o aniversário de 20 anos do CRST.

O Ceprocamp fica na avenida dos Expedicionários, 145, Centro. A entrada para o estacionamento – que é gratuito – é pela rua Francisco Teodoro. A palestra é aberta a todos interessados. Inscrições e informações podem ser obtidas pelos telefones 3272-1292 ou 3272-8025 ou pelo e-mail saude.crst@campinas.sp.gov.br

De acordo com a coordenação do CRST, a asma relacionada ao trabalho é uma das principais doenças respiratórias ocupacionais da atualidade, em número de casos. Inúmeras substâncias químicas utilizadas nas mais diversas atividades produtivas podem desencadear ou agravar esta doença, que poderá se tornar crônica, com grandes perdas para o trabalhador.

O ciclo de palestras e debates do CRST prossegue nos dias 4, 18, 25 e 31 de outubro, com os temas assédio moral no trabalho; saúde mental e trabalho; princípio de precaução; e o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde do trabalhador. O início é sempre às 14h, com exceção do dia 31, quando o evento começa às 18h e inclui confraternização.

História

O CRST, equipamento da Secretaria de Saúde mantido com verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), surgiu em 1986. A unidade, além de prestar assistência, trabalha na promoção da saúde com ações de vigilância em ambientes de trabalho e atividades de educação em saúde.

Atualmente, o CRST integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e passou a ter oito municípios como área de abrangência oficial, o que constitui uma população de dois milhões de habitantes. Nos 20 anos de atuação, o CRST prestou assistência a 16 mil pessoas.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias