Portal das Artes oferece curso sobre temas da maternidade

26/09/2006

O Espaço de Convivência Portal das Artes, da Secretaria de Saúde de Campinas, promove a partir deste mês curso de maternagem. Destinado a gestantes, pais, cuidadores e demais interessados, o evento é realizado com apoio da Universidade Paulista (Unip) e Centro de Saúde (CS) Paranapanema.

A atividade, que acontece nas quintas-feiras das 8h30 às 9h30, é gratuita e está disponível primeiramente para a comunidade atendida pelos Centros de Saúde Orosimbo Maia e Paranapanema e, se sobrarem vagas, para a população na abrangência de outras unidades do Distrito de Saúde Sul. Para participar, basta procurar o Portal das Artes que fica na rua Serra D’água, 166, no Jardim Baronesa, na Região Sul de Campinas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3253-6881.

O curso inclui temas relacionados à maternidade como cuidados com o corpo; sexualidade; amamentação; saúde bucal da mãe e do bebê; cuidados na alimentação; parto; higiene e outros cuidados com o bebê; direitos da gestante e lactante. Também será promovida visita à Maternidade de Campinas.  Todos os participantes  vão aprender sobre massagem Shantala (com o bebê) e irão confeccionar lembrancinhas do nascimento.

As aulas são semanais e a atividade é continuada, o que significa que as pessoas podem iniciar o curso em qualquer módulo. “É a primeira vez que vamos trabalhar reunindo vários serviços e incluindo universidade (UNIP). O curso é muito amplo neste sentido. Sem dúvida é um avanço e a nossa expectativa é reunir cada vez um público que possa ser beneficiado”, afirma a psicóloga psicanalista Sibele Ribeiro Campos Martins, coordenadora das atividades do Portal das Artes.

Saiba mais

O Portal da Artes integra a Rede Municipal de Atenção à Saúde Mental e faz parte da Rede de Geração de Renda e Centros de Convivência mantida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade trabalha com a questão da inclusão social, é aberta aos usuários dos Centros de Saúde do Distrito Sul e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Antônio da Costa Santos e à comunidade em geral. Instalado próximo ao Centro de Saúde (CS) Paranapanema, o espaço funciona em parceria com o Serviço de Saúde Cândido Ferreira.

O Portal também está com inscrições abertas para os cursos de Dança Oriental/Dança do Ventre, com a professora Chadrad, com aulas às quartas- feiras, às 15h; e de Dança de Salão, com aulas às terças-feiras, das 19h às 21h.

Denize Assis