Adolescentes são foco de ação de prevenção às DST/Aids no Jardim Itatinga, nesta quarta-feira

27/09/2006

Ações de educação e comunicação social são realizadas por equipe do Centro de Saúde do bairro
e Organizações Não-Governamentais que atuam com jovens

O Centro de Saúde (CS) do Jardim Itatinga, localizado à região Sudoeste de Campinas, realiza nesta quarta-feira, dia 27 de setembro, das 9h às 16h, um conjunto de ações de prevenção em parceria com Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, e Organizações Não-Governamentais (ONGs).  

O foco das ações de educação e comunicação social está na população de adolescentes. Palestras, atividades em grupo e performances artísticas e culturais, como teatro e apresentações musicais estão na programação do evento realizado com quatro ONGs: Ação Artística para Desenvolvimento Comunitário (Acadec), E-Jovem, Grupo Identidade e SOS Adolescente. Acadec e SOS Adolescente são parceiras do Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde.  

O Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais (GLTTB) de Campinas é responsável por uma palestra sobre identidade sexual e cidadania. Equipes do Programa de Redução de Danos (PRD) do Centro de Referência do PM DST/Aids, para usuários de drogas e a Vigilância em Saúde (Visa) do Distrito Sudoeste também participam do dia de atividades de prevenção no Jardim Itatinga. 

As ações são desenvolvidas com objetivo de reduzir a vulnerabilidade social desta população e evitar a transmissão do HIV, à Aids e as DSTs. Todas as atividades serão realizadas no próprio Centro de Saúde Jardim Itatinga , localizado à rua Caiuá, número 218. Os telefones do Centro de Saúde são os seguintes: (19) 3225 – 7145 e 3225 – 9939. 

Segundo a coordenadora do CS Itatinga, Zeliete Zambon, as atividades estão inseridas no projeto do Grupo Permanente de Prevenção e Ações Intersetoriais em DST/Aids (GPPAI), formado pela equipe da unidade de saúde e pela comunidade do Jardim Itatinga. Trata-se de uma série de atividades que são realizadas desde 2005 com recursos pactuadas através do Plano de Ações e Metas (PAM) do Programa DST/Aids de Campinas.

"Analisando o histórico de nossas ações de prevenção, é possível verificar que as ações estão se tornando mais amplas e ao mesmo tempo mais complexas, com relação à abrangência das populações mais vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis, ao HIV e à Aids", disse Zeliete que é médica especialista em família e comunidade.

Diversidade Sexual, DST/Aids e Adolescência
Quarta-feira, 27 de setembro de 2006, das 9h às 16h

Centro de Saúde Jardim Itatinga
Rua Caiuá, número 218
Informações: (19) 3225 – 7145 ou 3225 – 9939

Mais informações à Imprensa: (19) 8115 – 4856, 3236 – 3711 ou 3234 – 5000 com Eli Fernandes (Assessor de Imprensa)

Volta ao índice de notícias