CS Dic III participa de projeto piloto de capacitação de agentes indígenas de saneamento

27/09/2006

Uma equipe do Centro de Saúde Dic III, da Secretaria de Saúde de Campinas, participou no dia 21 de setembro, no município paulista de São Pedro, de um projeto piloto do Serviço de Engenharia de Saúde Pública (SENSP) da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) Coordenação Regional de São Paulo durante capacitação de Agentes Indígenas de Saneamento (Aisan).

O trabalho, chamado Projeto de Intercâmbio entre Agentes Comunitários de Saúde do CS Dic III e Agentes Indígenas de Saneamento das Aldeias do Estado de São Paulo, será apresentado para aprovação do Ministério da Saúde FUNASA/Brasília. O objetivo do SENSP/FUNASA é, a partir da concordância da FUNASA, implementar a estratégia desenvolvida no evento em outras capacitações de agentes indígenas em todo Brasil.

A enfermeira Rosana Garcia, coordenadora do CS Dic III, informa que três agentes comunitárias de saúde e ela como gestora da unidade participaram da atividade. A equipe apresentou conteúdo, em DVD, sobre o trabalho das agentes no território, articulando a falta de saneamento com as doenças específicas.

“Relatamos ações promovidas em áreas carentes como as ocupações com esgoto a céu aberto, locais com lixos acumulados e até uma situação específica de criadouro de porcos em área urbana entre outras”, informa Rosana.

Segundo a coordenadora, a idéia foi intercambiar e articular conhecimentos da prática do agente comunitário de saúde com o conteúdo presenciado pelos Aisans na capacitação. Ao final, houve também brincadeira do jogo da saber e apresentações musicais dos dois grupos.

Rosana avalia a participação do CS Dic III como um momento importante de aprendizado, de troca de experiências. “Ao mesmo tempo em que ensinamos, também aprendemos. Isto vale para a nossa equipe e para os agentes indígenas”.

Para José Abadio dos Santos Filho, chefe substituto do SENSP/FUNASA, a participação do CS Dic III na capacitação foi muito positiva. Os Aisans puderam conhecer a realidade fora da aldeia e assimilar conhecimentos. “É uma iniciativa inédita no País. Com certeza, se constituiu numa ampla troca de experiências e todos foram beneficiados”, diz.

Abadio informa que, somente no Estado de São Paulo, existem 34 aldeias que totalizam uma população de 4,8 mil indígenas de várias etnias. Ele informa que os Aisans atuam nas ações de saneamento básico e ambiental dentro da aldeia. A segunda etapa da capacitação acontece em novembro.

O CS Dic III fica na região Sudoeste de Campinas e é referência para 25 mil pessoas de 12 bairros.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias