Igreja Católica, juventude e prevenção à aids são tema de debate

03/09/2007

Evento será realizado nesta quarta-feira, em Campinas, a partir das 19h,
no Centro de Referência, à rua Regente Feijó, 637, Centro

O Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas inicia, nesta quarta-feira, dia 5 de setembro de 2007, a série inédita de debate intitulada "Diálogos".

O objetivo, neste primeiro encontro, é discutir a relação da prevenção ao HIV/aids e outras doenças sexualmente transmissíveis com a juventude e a Igreja Católica. Participam da mesa nesta primeira edição de "Diálogos" o religioso Edinho Cordel, o sociólogo Tiago Duque, a teóloga Regina Soares Jurkewicz e o padre José Trasferetti.

Edinho Cordel é um jovem da Pastoral da Juventude de Campinas, Tiago Duque é Sociólogo e Assessor do Programa Municipal de DST/Aids, no Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs), Regina Soares Jurkewicz é doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e membro da organização não-governamental Católicas Pelo Direito de Decidir e José Trasferetti é doutor em Teologia Moral.

Campinas notificou cerca de 4,7 mil casos de aids desde o início da epidemia, nos anos 80, até o dia 30 de novembro de 2006. A síndrome, embora não tenha cura, pode ser tratada gratuitamente através do SUS. Embora no início da epidemia a aids fosse considerada majoritariamente masculina, é entre as mulheres que mais têm crescido a ocorrência de novos casos.

As relações sexuais sem uso de camisinha são a principal forma de transmissão do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. As camisinhas são distribuídas gratuitamente à população através do Sistema Único de Saúde (SUS). O PMDST/Aids estima que pelo menos 2.000 pessoas em Campinas têm o vírus HIV e não sabem.

A participação nesta primeira edição de "Diálogos" tem entrada gratuita. O debate é dirigido a toda a população e não há necessidade de inscrição prévia. O endereço do Centro de Referência do Programa de DST e Aids de Campinas é rua Regente Feijó, 637, no Centro. Para saber mais sobre o debate, a população deve informar-se através do Núcleo de Educação e Comunicação Social, pelo telefone: (19) 3234 – 4995

....................................................................................................................................
Mais informações à Imprensa: (19) 9232 – 4092 ou (19) 3232 – 3283 ramal 24 com Eli Fernandes

Fique Sabendo: 3236 – 3711
Tudo sobre o teste de hiv e sífilis.

Coas/CTA: 2ª a 6ª, das 8h às 18h.

VISTA-SE!
Use sempre camisinha.