CS União de Bairros passa por reforma e ampliação

06/09/2007

Autor: Donizeti Vieira

O Centro de Saúde União de Bairros, situado na região sudoeste da cidade, terá o atendimento interrompido a partir desta quinta-feira, dia 06 de setembro, devido a continuidade da reforma e ampliação. As obras visam melhores condições de trabalho para as equipes da saúde e mais conforto aos usuários.

Nos próximos dias 8, 10 e 11, o atendimento emergencial será feito no Pronto Socorro Ouro Verde. A partir do dia 13, no CS será feito apenas o atendimento de emergência, enquanto que os demais serviços serão transferidos temporariamente para outras unidades municipais existentes na região.

A realização das obras nesta unidade de saúde e a necessidade de transferência do conjunto de serviços foram previamente discutidas com o Conselho Local de Saúde e moradores.

Ampliação

Com a finalização das obras de reforma e ampliação, a unidade vai ampliar cerca de 600 m², ou seja, duplicando o tamanho atual, tornando-se mais adequada para o tamanho da população – hoje estimada em 26,8 mil pessoas. Também vão ser adquiridos novos equipamentos e mobiliários. A unidade terá maior número de consultórios, passando para 10. Além disso, contará ainda com salas para agentes de saúde e para reuniões.

O programa de saúde bucal está sendo ampliado, com mais uma cadeira de odonto e com sala de orientação nessa especialidade, oferecendo maior privacidade para o cidadão. A sala de vacinas também foi ampliada.

O projeto abrange ainda a construção de seis banheiros, sendo um para portadores de necessidades especiais, vestiário para trabalhadores e almoxarifado, além da ampliação da recepção e da cozinha. A obra foi iniciada em maio, e a previsão de entrega da primeira fase é para até o início de outubro. A Prefeitura de Campinas está investindo R$ 676.273 para realização das obras.

O CS União de Bairros é referência para as chácaras e fazendas do Friburgo e para cinco bairros da região sudoeste da cidade: Vila Vitória, Vida Nova, Marajó, Marcondes, Chácara Parque Aeroporto. A unidade fica na rua Pedro Degrecci, s/n°, próximo ao Terminal do Vida Nova.

Locais de atendimento

A partir do próximo dia 6 de setembro, o atendimento odontológico será realizado no Ambulatório Ouro Verde, localizado ao lado do terminal de ônibus da área, e as atividades dos programas de Saúde da Mulher e de Saúde Mental serão transferidas para o Centro de Integração da Cidadania (CIC), situado na Rua Odete Terezinha S. Octaviano, 92 - Bairro Vida Nova (19) 3226-6161. As consultas marcadas devem ser remarcadas na recepção do CS.