II Dia Municipal do Ostomizado acontece nesta quinta, dia 13

12/09/2007

Autor: Denize Assis

Para marcar o II Dia Municipal do Ostomizado, celebrado nesta quinta-feira, 13 de setembro, a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Associação dos Ostomizados de Campinas e Região (Ostocampre) promovem amanhã no Largo do Rosário, no Centro da cidade, uma série de atividades de educação em saúde, informação e mobilização social sobre a ostomia, situação de vida das pessoas acometidas, atendimento na rede pública municipal de saúde e o objetivo da Ostocampre de reintegração social e apoio nos direitos legais dos pacientes.

As atividades, que este ano vão enfocar o tema ‘Demarcação e qualidade de vida’, serão iniciadas às 8h e incluem apresentações culturais com abertura feita pela Banda Municipal da Polícia Militar de Campinas, distribuição de 40 mil folderes, estandes com material educativo e sessão ‘Tira Dúvidas’ com presença de profissionais de saúde e integrantes da Ostocampre. A programação vai até 17h30. A expectativa é atingir diretamente pelo menos 20 mil pessoas.

Segundo Rocranino Gersio Lopes (o Rock), presidente da Ostocampre, o objetivo do Dia Municipal do Ostomizado é divulgar o tema e conscientizar os vários níveis sociais sobre a questão. “Queremos também mostrar que existe a Ostocampre (fundada em 1989), associação que dá apoio necessário às pessoas ostomizadas, promovendo reabilitação e qualidade de vida, e informar que existe na rede pública tratamento específico, direcionado e onde as pessoas acometidas podem ser atendidas segundo perfil próprio após avaliação das enfermeiras do programa de atendimento do município no prédio da Policlínica II, 7° andar”, afirma.

Rocranino informa que na Policlínica II o paciente tem sua assistência garantida de acordo com a legislação vigente de fornecimento de materiais de ostomia e seguindo os direitos garantidos pela Associação Internacional dos Ostomizados (IOA).

Entenda a ostomia. Ostomia – ou estomia - é a abertura realizada no abdome por meio de procedimento cirúrgico (tecnicamente chamado de derivação) para desconecção de algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer. Este orifício chama-se estoma.

A ostomia é aplicada principalmente a pacientes acometidos por câncer do intestino ou outros problemas em que o intestino e o reto precisam ser parcial ou totalmente extraídos. Nestes casos, faz-se um estoma ligando a extremidade do intestino preservado à pele. É normal, para estes pacientes, a aplicação de uma bolsa de colostomia, ileostomia ou urostomia (parte urinária) para o recolhimento de fezes ou urina, que poderá ser definitiva ou temporária.

Qualidade de vida. A enfermeira Ivanil Lima, pós-graduada em estomaterapia, informa que o tema deste ano ‘Demarcação e qualidade de vida’ foi escolhido porque é fundamental a conscientização das pessoas de que ter o estoma bem localizado na parede abdominal, além de ser um direito, facilita as atividades de autocuidado, prevenindo as complicações e possibilitando a reintegração social precoce do paciente.

“A seleção e demarcação do local onde será exteriorizado o estoma devem ser realizadas no período pré-operatório. É de responsabilidade do enfermeiro estomaterapeuta ou do enfermeiro envolvido na assistência ao estomizado a realização desse procedimento, juntamente com o cirurgião e a participação do paciente”, afirma Ivanil Lima.

O médico proctologista Joaquim José de Oliveira Filho, da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a ostomia é, sem dúvida, a cirurgia que mais salva vidas. Ele informa que os cânceres são responsáveis por 50% das ostomias. Em seguida vêm os traumas – acidentes e violência urbana -, doenças inflamatórias intestinais, polipose familiar dos cólons e doença diverticular.

Segundo Oliveira Filho, em Campinas são registrados entre 13 e 18 casos de ostomia por mês. Alguns pacientes têm ostoma temporários, outros definitivos.

A Policlínica II, da Secretaria Municipal de Saúde, acompanha uma média de 500 pessoas ostomizadas, com distribuição de bolsas coletoras, curativos, informações aos familiares e cuidadores sobre as condições necessárias para viver com a ostomia, entre outras atividades. A Secretaria de Saúde também integra a Câmara Técnica de Atenção à Pessoa com Ostomia e apóia e trabalha em conjunto com a Ostocampre.

O Dia Municipal do Ostomizado foi instituído por lei 12.498, de 13 de março de 2006, de autoria do vereador Francisco Sellin.