Secretário de Saúde participa de solenidade de 35 anos da Enfermagem da Puc-Campinas

14/09/2007

Autor: Denize Assis

O Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, participa nesta sexta-feira, 14 de setembro, às 9h, da mesa de abertura da solenidade de comemoração dos 35 anos da Faculdade de Enfermagem do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas). O evento acontece no Auditório Monsenhor Salim, no Campus II da universidade.

A Faculdade de Enfermagem da Puc-Campinas é a mais antiga da cidade e com grande inserção na rede pública municipal de saúde. As três primeiras enfermeiras contratadas pela Secretaria de Saúde, em 1978, eram formadas pela Puc. Segundo o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, 40% da força de trabalho da pasta é constituída por enfermeiras/os.

“A enfermagem da Puc tem uma inserção fundamental na Secretaria de Saúde de Campinas. Muitos gestores e coordenadores da pasta são enfermeiros formados pela universidade”, diz José Francisco Saraiva.

Para a diretora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Sílvia Carmona, a integração existente atualmente entre o ensino (Faculdade de Enfermagem da Puc-Campinas) e o serviço (rede) é de extrema relevância para a formação dos recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e qualificação da assistência na rede pública municipal de saúde.

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Campinas conta com aproximadamente 360 enfermeiras/enfermeiros. No Mário Gatti são 82. Atualmente, a Secretaria está com processo seletivo para contratar mais 200.