Raiva: Campinas pretende vacinar pelo menos 63 mil animais neste final de semana

17/09/2007

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pretende vacinar pelo menos 63 mil gatos e cães em bairros das regiões norte, sudoeste e noroeste neste final de semana, dias 15 e 16 de setembro, durante a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. A imunização acontece das 8h da manhã às 5h da tarde tanto no sábado como no domingo.

Para esta primeira etapa da campanha, a Prefeitura vai mobilizar mais de 1,1 mil servidores para atuar em 183 postos de vacinação e em áreas de suporte. Alguns postos vão atuar apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Para a zona rural, serão disponibilizadas equipes volantes. Os endereços dos locais de vacinação podem ser obtidos pelos telefones 156 ou 3245-1219 / 3245-2268 ou pelo portal da saúde, por meio do endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

Todos os cães e gatos com idade igual ou superior a três meses de idade devem ser vacinados durante a campanha, mesmo as fêmeas gestantes ou em fase de amamentação e os animais idosos e doentes. A vacina é gratuita e obrigatória. É importante levar a caderneta de vacinas do animal.

Os animais devem ser levados aos postos de vacinação de modo correto – cães com coleira e guia curta, focinheira no caso dos agressivos, e gatos em caixas de transporte ou mesmo mochilas e sacolas – para impedir possíveis acidentes.

A médica veterinária Tosca de Lucca, do Distrito de Saúde Norte, afirma que as pessoas têm uma falsa sensação de que estão seguras em relação à raiva em Campinas pelo fato de não ouvirem mais relatos sobre casos da doença em gatos e cães no município.

“Mas este é um raciocínio equivocado. O vírus rábico ainda circula em Campinas em morcegos e, portanto, existe o risco de animais domésticos, por serem predadores de morcego – principalmente o gato -, se infectarem e transmitirem a doença para o homem. Por isso, os proprietários devem manter em dia a vacinação de seus animais, levando-os todos os anos para tomar a dose nas campanhas promovidas pela Prefeitura. A vacina é segura e não há contra-indicações”, diz Tosca. A médica veterinária reforça que a raiva é uma doença fatal.

A segunda etapa da campanha acontece no sábado e no domingo da semana que vem, dias 22 e 23 de setembro, nas regiões sul e leste da cidade. No total, durante toda a campanha, a meta é vacinar pelo menos 110 mil animais, conforme pactuado com o Ministério da Saúde.