Saúde participa da Semana Municipal de Trânsito

18/09/2007

Autor: Denize Assis

O Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, participa nesta terça-feira, dia 18 de setembro, às 9h15, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da mesa de abertura do Seminário Mobilidade x Acidentalidade.

O evento abre a sétima edição da Semana Municipal de Trânsito (Semutran) promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Transportes/Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

José Francisco Saraiva ressalta a importância da Secretaria de Saúde no trabalho de vigilância e prevenção da morbimortalidade por acidentes e violências. “A prevenção das mortes e seqüelas provocadas por acidentes e violências exige intervenções bem articuladas de diferentes instituições e setores sociais, com participação e comprometimento da população. Neste processo, o papel da Secretaria de Saúde é fundamental”, diz.

O secretário vai aproveitar a oportunidade da abertura da Semutran para lançar o Boletim n° 39 - Mortalidade por Causas Externas em Campinas. Elaborado em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unicamp, o documento traz informações – como causa, faixa etária e sexo, região e se houve queda ou aumento - dos últimos 16 anos sobre a mortalidade por homicídio, acidente de trânsito, atropelamento, afogamento, queda e suicídio entre moradores de Campinas.

Além de José Francisco Saraiva, a Secretaria de Saúde vai estar representada no evento pela médica sanitarista Naoko da Silveira, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Ela integra mesa de debates, à tarde, durante a qual vai apresentar o resultado do Inquérito de Violências e Acidentes em Campinas, realizado em setembro de 2006.

Entre os destaques do inquérito constam os acidentes com motociclistas que atingem, na maioria dos casos, homens jovens que estão conduzindo os veículos por motivo de trabalho.

Também participa da mesma mesa o médico sanitarista Valter Costa, técnico da Coordenadoria de Vigilância de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (Cegedant), da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Ele vai falar sobre a Política Nacional de Redução de Morbimortalidade por Causas Externas e Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) com enfoque na questão dos acidentes de transporte, além de apresentar resultado do Inquérito de Violências e Acidentes no Brasil.

“O principal desafio atualmente no Brasil é fazer com que os gestores assumam que a questão da violência e dos acidentes é um problema de saúde pública que só pode ser resolvido a partir do protagonismo da área (da saúde) com outros setores e com atuação na prevenção e promoção”, afirma.

Valter Costa ressalta a importância de eventos como a Semana Municipal de Trânsito, que se constitui em oportunidade para a troca de informações mais recentes e mais específicas sobre a questão, abrindo o leque para discussão e para aproximar setores e compor a força-tarefa para trabalhar a questão.

Em Campinas, a Secretaria de Saúde, por meio das diversas áreas e setores da pasta, tem trabalhado em conjunto com as Secretarias Municipais de Transportes e de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social, com a Coordenadoria da Mulher, além do Hospital de Clínicas da Unicamp, Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Hospital Municipal Mário Gatti e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) para constituir um sistema de informação e atuar na prevenção dos acidentes e violências no município. Todos estes atores constituem o Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violências da Secretaria de Saúde.