Vacinação nas regiões sul e leste encerra campanha contra a raiva

20/09/2007

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nestes sábado e domingo, dias 22 e 23 de setembro, nos bairros das regiões sul e leste do município a segunda e última etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva em Gatos e Cães. A meta é vacinar pelo menos 53 mil animais. A imunização acontece das 8h da manhã às 5h da tarde. As doses são gratuitas.

Na primeira fase, ocorrida nas regiões norte, sudoeste e noroeste no último final de semana, foram vacinados 57 mil animais, segundo dados preliminares do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A meta, pactuada com o Ministério da Saúde, é vacinar pelo menos 110 mil animais em toda cidade durante a campanha.

O médico veterinário e sanitarista Antonio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do CCZ, informa que todos os cães e gatos com idade igual ou superior a três meses de idade devem ser vacinados durante a campanha, mesmo as fêmeas gestantes ou em fase de amamentação e os animais idosos e doentes. A vacina é segura e não há contra-indicações.

Carlos informa que os animais devem ser levados aos postos de vacinação de modo correto, ou seja: cães com coleira e guia curta, focinheira no caso de animais agressivos, e gatos em caixas de transporte ou mesmo mochilas e sacolas, impedindo assim possíveis acidentes entre os animais.

O veterinário reforça que é dever do proprietário vacinar seu gato e cão todos os anos contra a raiva animal durante a campanha promovida pela Prefeitura. Dever que a dentista Márcia Handa fez questão de cumprir logo nas primeiras horas do último sábado, 15 de setembro, quando levou seu cão Dalila para tomar a dose contra a raiva no posto de vacinas instalado na Praça Getúlio Vargas, na Vila Teixeira, região norte. “Todo ano trago a Dalila. Ela tem nove anos. É importante para proteger a saúde dela e da minha família”, disse Márcia.

A afirmação da Márcia é reforçada pelo coordenador do CCZ. Antonio Carlos explica que a vacinação dos animais domésticos, indiretamente, protege a saúde da população humana. “Gatos e cães têm contato com outros mamíferos que podem estar com a doença. Ao adquirir o vírus, existe a possibilidade de o animal doente infectar pessoas pelo depósito de saliva em pele ou mucosa por meio de mordedura, arranhadura e lambedura, mesmo não havendo necessariamente agressão”, diz.

Jevaert Pedro da Silva também sabe da sua obrigação. Morador da Vila Teixeira, no sábado, logo nas primeiras horas da manhã, ele levou sua gata Carlita ao posto de vacinas mais próximo de sua casa. “A importância desta campanha para evitar a proliferação da raiva é incontestável. Tenho mais um cão e um gato e todos vão ser trazidos para tomar as doses”, disse.

Para facilitar o acesso das pessoas aos postos de vacinas, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar neste final de semana 150 postos de vacinação, entre fixos e volantes, espalhados pelos mais diversos pontos das regiões sul e leste. Os endereços podem ser obtidos pelos telefones 156 ou 3245-1219 / 3245-2268 ou pelo portal da saúde, por meio do endereço www.campinas.sp.gov.br/saude

Saiba mais. A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto uma zoonose. É causada por um vírus e, quando a doença se manifesta, é letal tanto para os homens quanto para os animais. Segundo o Instituto Pasteur, no Brasil, em espaços urbanos, o principal transmissor da raiva para o homem é o cão, seguido do gato. Em espaços rurais é o morcego.