Campinas pretende vacinar 53 mil animais contra raiva neste fim de semana

21/09/2007

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde de Campinas, vai disponibilizar mais de 150 postos de vacinação contra a raiva em bairros das regiões sul e leste da cidade neste final de semana, dias 22 e 23 de setembro, durante a 2ª e última etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva em Gatos e Cães.

O objetivo nesta fase é atingir 53 mil animais. A imunização acontece das 8h da manhã às 5h da tarde. Alguns pontos vão atuar apenas em meio período, ou de manhã ou à tarde. Para a zona rural, serão disponibilizadas equipes volantes. As doses são gratuitas.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que coordena a campanha, todos os animais com mais de dois meses, mesmo os que já tenham tomado a vacina este ano, inclusive fêmeas prenhes ou no período de amamentação e animais idosos devem ser vacinados. A vacina não tem contra-indicações. No caso de dúvidas, a pessoa pode esclarecê-las no próprio posto de vacinação.

A vacinação anual contra a raiva em cães e gatos é uma das maneiras de prevenir esta doença que atinge todos os mamíferos e é fatal. Em Campinas, embora não sejam registrados casos de raiva animal em gatos e cães desde o final da década de 90, o vírus ainda está presente em alguns mamíferos, como o morcego. Portanto o risco da doença em humanos ainda existe.

Segundo o médico veterinário Antonio Carlos Coelho Figueiredo, coordenador do CCZ, gatos e cães têm contato com outros mamíferos que podem estar com a raiva. Ao adquirir o vírus, existe a possibilidade de o animal doente infectar pessoas pelo depósito de saliva em pele ou mucosa por meio de mordedura, arranhadura e lambedura, mesmo não havendo necessariamente agressão.

“A vacinação dos animais domésticos é muito importante. Ao vaciná-los, nós estamos, indiretamente, protegendo a população humana. Por isso, além das ações de prevenção e controle desencadeadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reforço novamente que cada cidadão também deve fazer sua parte levando seus animais todos os anos para tomar a dose nas campanhas de vacinação”, diz.

Carlos informa que os animais devem ser levados aos postos de vacinação de modo correto. Ou seja: cães com coleira e guia curta, focinheira no caso de animais agressivos, e gatos em caixas de transporte ou mesmo mochilas e sacolas, para impedir possíveis acidentes entre os animais.

A Campanha de Vacinação contra a Raiva de Gatos e Cães de 2007 começou nos dias 15 e 16 de setembro pelas regiões norte, sudoeste e noroeste, com a imunização de 57 mil animais. Os balanços ainda são preliminares.

As pessoas que necessitarem de informações sobre os postos de vacinação podem ligar no telefone 156 da Prefeitura ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nos telefones 3245-1219 ou 3245-2268, ou obtê-las pelo endereço www.campinas.sp.gov.br/saude