Saúde desenvolve ações para marcar Dia da Pessoa Portadora de Deficiência

24/09/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio do Centro de Referência em Reabilitação (CRR), promove na próxima quarta-feira, dia 26 de setembro, uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. A programação tem início às 14h e inclui oficina, apresentação de dança, desfile de modas e encerramento com chá da tarde (confira abaixo).

O Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, em 21 de setembro, foi instituído por Lei Federal nº 11.133/05. Em Campinas, o CRR em parceria com os diferentes setores da sociedade civil - incluindo as Organizações Não-Governamentais, as Representações de Usuários e Associações Científicas interessadas na Atenção e Inclusão Social das Pessoas com Deficiências - vai além e promove até dia 28 a Semana de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.

“Esta data e esta luta devem ser protagonizadas pelas pessoas com deficiência. Elas têm a legitimidade de discutir e multiplicar seus direitos e nós, técnicos que trabalhamos pela população com deficiência, estamos e estaremos sempre na retaguarda para atuar dando respostas às necessidades apontadas por estes cidadãos”, afirma a médica neuropediatra Maria Luíza Ardinghi Brollo, coordenadora do Programa Municipal de Reabilitação da Secretaria de Saúde.

Saiba mais. Em Campinas, a coordenação da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde é responsável pela formulação, acompanhamento e avaliação das ações de atenção à saúde e reabilitação desse grupo populacional, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Saúde das Pessoas com Deficiência.

Nos últimos dois anos, esta coordenação, por meio do Programa Municipal de Reabilitação, implementou uma série de ações para ampliar e qualificar a assistência a pessoas portadoras de deficiência no município.

Uma das ações foi a retomada, em julho passado, da entrega de cadeiras de rodas para pacientes que participam do Projeto de Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. No total, até dezembro, serão entregues 380 cadeiras. Adquiridas com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), as cadeiras são prescritas de acordo com idade, tamanho e necessidade determinada pelo problema.

Além das cadeiras de rodas, o Programa Municipal de Reabilitação de Campinas foi ampliado com: reabilitação auditiva com concessão de aparelhos de amplificação sonora, por meio de convênio com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas); retaguarda para reabilitação de deficiência intelectual, junto ao Núcleo de Atendimento Clínico da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que passou a ser conveniada da Secretaria de Saúde; e concessão de prótese ocular na Policlínica II.

O Programa Municipal de Reabilitação também atende a todos os bebês de risco que nascem em Campinas. São crianças que nascem com má formação ou que tenham tido parto prematuro extremo entre outros casos. Elas são encaminhadas ao Projeto Fênix (no Ambulatório de Neonatologia Patológica do Hospital Mário Gatti), que realiza acompanhamento e avalia o desenvolvimento destas crianças e, se necessário, encaminha-os para estimulação.

O CRR fica na avenida Atílio Miato, 210, em Sousas. O telefone da unidade é 3258-6011.

Programação

Dia: 26/09/07 Local: Centro de Referência em Reabilitação – Rua Atílio Miato, 210 – Vila Santana II – Sousas. Fone: 3258-6011

Programação

- Das 14h às 17h:
Oficina de Vivência Sensorial
Responsável: Isabel Pagano (agente cultural) e Denise S. P. Coutinho (bióloga)
Museu de História Natural (Bosque dos Jequitibás) da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – SMCEL

- 14h30:
Apresentação de Tarantela
Responsável: Grupo de Dança do Instituto de Artes Luana Lopes - Sousas

- 15 h:
Desfile de Modas com usuários do CRR