Distrito de Saúde Noroeste promove ações de prevenção à Aids para mulheres

26/09/2007

Autor: Lara Berol

O Distrito de Saúde Noroeste em parceria com suas unidades básicas de saúde promove até quinta-feira, dia 27 de setembro, mais uma edição do projeto ‘Distrito de Saúde Noroeste e as mulheres juntos na prevenção à Aids’. Realizado com apoio do Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DSTs/Aids), o evento visa difundir informações sobre a epidemia de Aids entre as mulheres e sobre atitudes de prevenção e proteção. Na oportunidade, são disponibilizadas coletas de sorologia para HIV, sífilis e hepatite.

Ipaussurama. O projeto ocorreu na segunda-feira, dia 24, no Centro de Saúde (CS) Ipaussurama. A unidade ofereceu para suas usuárias o Dia de saúde e beleza, que incluiu palestras e debates sobre DSTs/Aids, cortes de cabelos, sessões de manicure e higiene bucal.

Integração. Nesta terça-feira, dia 25, o projeto está sendo realizado no CS Integração. Até 17h, a unidade disponibilizou para seus usuários a Festa da Primavera, com uma programação que incluiu palestras, apresentações de dança e música, desfile e sorteio de brindes. Paralelo às atividades educativas, foram disponibilizadas barracas de comidas e bebidas, oficinas de artesanatos e sessões de ginástica chinesa lian gong, relaxamento e beleza. Também ocorreu distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce.

“Aproveitamos a oportunidade do início da primavera e integramos o tema da nova estação – estação das flores – à proposta do projeto voltado para as mulheres para um momento de integração com a comunidade. Foi uma experiência muito boa, com espaços de conversas, de sessões de tira dúvidas e de educação em saúde em momentos além da consulta e dos procedimentos”, disse a médica ginecologista Andréia Marcelino Nobre, coordenadora do CS Integração. Andréia informa que a Festa conta com parceiros como o Progen, Casa das Oficinas, Casa de Apoio Fonte da Vida, entre outros.

Perseu. Na próxima quinta-feira, dia 27, o projeto será desenvolvido no CS Perseu Leite de Barros, do Balão do Laranja, durante o Primeiro encontro das mulheres. As atividades incluem apresentação de peça de teatro sobre três mulheres de idades diferentes que descobrem ser portadoras do vírus HIV. Após a encenação da peça, acontece palestra sobre prevenção.

Perfil da epidemia. Campinas notificou até o dia 30 de novembro de 2006, segundo o Programa Municipal de DST/Aids, 4.763 casos de Aids no município, desde a década de 80, início da epidemia, quando havia grande predominância de casos no sexo masculino sobre os casos no sexo feminino.

Este quadro mudou e, se em 1987, para cada 11 homens com aids havia uma mulher (11/1), atualmente, a razão é de 1,5/1. “Isto mostra o quanto a epidemia tem aumentado mais rapidamente entre mulheres e demanda medidas específicas para este grupo populacional. Com esta diretriz, nossas unidades têm realizado atividades muito criativas e educativas envolvendo grande número de usuários e oportunizando a coleta de sorologia para HIV, sífilis e hepatite”, diz a enfermeira Cláudia Curzio, do apoio técnico do Distrito de Saúde Noroeste.

Segundo Cláudia, a iniciativa de Campinas e do Distrito de Saúde Noroeste, de realizar trabalhos de prevenção de forma descentralizada a partir de matriciamento e apoio do Centro de Referência em DST/Aids, é pioneira no Brasil.

Volta ao índice de notícias