Prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é tema do 1º Encontro de Mulheres do Centro de Saúde da Vila Perseu Leite de Barros

27/09/2007

Autor: Eli Fernandes

Unidade localizada à área do Distrito Noroeste de Saúde de Campinas realiza evento que inclui apresentação de peça de teatro construída pelos profissionais

O Centro de Saúde (CS) da Vila Perseu Leite de Barros realiza nesta quinta-feira, dia 27 de setembro de 2007, o 1º Encontro de Mulheres dos bairros atendidos por esta unidade de saúde que está localizada à área do Distrito de Saúde Noroeste de Campinas. As ações realizadas pelo CS Perseu Leite de Barros têm apoio e matriciamento do Centro de Referência (CR) do PMDST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas.

O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima Rua Florianópolis, 234, esquina com Rua Manaus, em frente ao Supermercado JR, na própria Vila Perseu Leite de Barros. O encontro contará com apresentação da peça de teatro "Páginas da Cida", espetáculo de aproximadamente 30 minutos que faz alusão a uma telenovela que contou, em 2006, em um de seus núcleos, história de uma pessoa que vive com HIV/aids.

No título desta montagem a equipe também faz trocadilho com a expressão "sida", sigla usada em países de língua latina (exceto o Brasil) para "síndrome da imonodeficiência adquirida". O Brasil usa a expressão "aids" mesma sigla dos países de língua inglesa para a síndrome causada pelo vírus HIV e em geral, traduz a expressão como Imunodeficiência Humana. Mais informações poderão ser adquiridas pelos seguintes telefones: (19) 3268 6899 ou 3269 – 0219.

Teste gratuito de HIV

O encontro ocorre das 14h às 17h, e tem foco principal na população feminina do bairro. É entre as mulheres que a epidemia de aids mais cresce atualmente. Será realizada no próprio local a coleta de sorologia para HIV, sífilis e hepatites B e C. Trata-se da campanha "Fique Sabendo" de incentivo ao diagnóstico precoce de HIV e sífilis.

Neste caso, o Centro de Saúde da Vila Perseu Leite de Bairros também realizará coleta de material para exames de hepatites virais e ainda o agendamento de coleta de citologia oncótica (CO), exame que detecta o câncer de cólo uterino. A realização dos testes não previne estes agravos mas pode detecta-los precocemente para que as pessoas possam realizar tratamento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cerca de 2 mil pessoas t~em o vírus HIV em Campinas e não sabem. A projeção é feita com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 600 mil pessoas vivendo com o HIV.

Dessas, 400 mil não sabem de sua condição sorológica. Portanto, do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia de aids. O diagnóstico precoce é muito importante para a realização de um tratamento que garanta a qualidade de vida da pessoa infectada.

O diagnóstico também pode fazer a diferença na gravidez. Mães que têm o HIV podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e puerpério. O teste e o tratamento são gratuitos. Além disso, quem realiza o teste em um CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) conta com apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado.

"Detectando que as pessoas têm esses agravos de saúde o quanto mais cedo, mais chances tem de ter um melhor o controle da doença", disse Míriam De Crescenzo, enfermeira sanitarista, coordenadora do Centro de Saúde. Desde 2006 o Centro de Saúde realiza projeto descentralizado de educação em saúde para promoção da prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce.

"A principal forma de transmissão do HIV é através das relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem uso de preservativo. Portanto, a principal forma de prevenção é o uso adequando de camisinhas em todas as relações sexuais. O uso de seringas descartáveis entre usuários de drogas injetáveis, bem como as práticas de redução de danos, também evitam a transmissão do HIV e outras doenças", disse Míriam.

Segundo ela, as ações só se tornaram possíveis a partir do momento em que os profissionais da unidade de saúde se sensibilizaram e se fortaleceram para trabalhar com a prevenção à aids, ao HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis . O Centro de Saúde da Vila Perseu fica à Avenida Paulo Provenza Sobrinho, 1580. Os telefones são os seguintes: 19) 3269-0219 / 3227-3200 / 3268-6899

Mais informações à Imprensa: (19) 9232 4092 Eli Fernandes 3231 2244