Campinas já vacinou mais de 275 mil contra a rubéola Balanço parcial indica cobertura de 74,4% de vacinação contra a doença

05/09/2008

Autor: Denize Assis

A Vigilância em Saúde de Campinas divulgou nesta quinta-feira, dia 4 de setembro, mais um balanço parcial da campanha contra a rubéola no município. O levantamento mostra que mais de 275,9 mil campineiros procuraram os postos para se proteger desde o dia 9 de agosto, quando a campanha foi lançada, até o final da tarde da última quarta-feira (3 de setembro).

Isso representa cobertura de 74,4% do total de moradores de Campinas que devem tomar a vacina – são 370.780 pessoas entre 20 e 39 anos. Todos os homens e mulheres deverão receber a vacina independentemente de já terem sido vacinados anteriormente ou de terem tido a doença.

A campanha se estende até 12 de setembro e terá grande mobilização nesta reta final em todo o município. A vacina está sendo oferecida em toda rede de unidades de saúde da Prefeitura e em postos fixos temporários montados em locais de maior movimentação população, em lugares onde as pessoas costumam passar com freqüência, em feiras, shoppings, na Rodoviária, nos terminais de ônibus, no Aeroporto de Viracopos, no Poupa Tempo da avenida Francisco Glicério, na rua Treze de Maio etc.

Também estão sendo montadas equipes móveis em locais de difícil acesso e em instituições/organizações onde há concentração da população-alvo como igrejas, escolas, universidades, empresas e outros.

A Campanha, considerada a maior operação de vacinação já realizada no mundo, é de todo o setor Saúde e da sociedade brasileira. “Agora, entramos numa fase de maior desafio em que a população não vacinada é constituída por pessoas que não estão convencidas da necessidade da vacina ou que têm medo de tomar a dose. Por isso, estamos buscando estratégias diferenciadas de captação da população e de mobilização social que sensibilize e informe o público-alvo da campanha. E as pessoas têm que ter a responsabilidade de ir até o local de vacinação e de estimular seu parente, seu amigo, seu colega de trabalho para que vá tomar a dose”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas.

Brigina informa que este ano já foram confirmados pelo menos 7 casos de rubéola em Campinas e que outros casos suspeitos continuam a se notificados. No ano passado foram 14 casos. No País, foram registrados, em 2007, 8.456 casos, com 161 mulheres gestantes infectadas, resultando em 17 casos da síndrome da rubéola congênita (SRC). “Isto reforça a necessidade de todos aderirem à campanha”, diz.

Regiões. A avaliação por região mostra percentuais de cobertura de 94,5% na região norte de Campinas; 79,27% na leste; 71,5% na sul; 59,9% da sudoeste; e 57,9 na noroeste. Entre o total de vacinados no município – 74,4% -, os homens se vacinaram mais – 75,2% - e as mulheres vacinadas representam uma cobertura de 73,69%.

Por faixa etária, o percentual de pessoas com idade entre 20 e 29 anos procuram mais pelos postos. Desde o início da campanha, no dia 9 de agosto, 82% do total de 194 mil homens e mulheres nesta faixa de idade já foram imunizados.