Rubéola: Campanha em Campinas será modelo para outros países

09/09/2008

Autor: Denize Assis

Vacinação termina esta semana. Portanto, quem não se vacinou deve ir a um dos centros de saúde ou a um dos postos de vacinação instalados em locais públicos, como o da rua 13 de Maio, no Centro

Uma consultora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) desembarca em Campinas nesta terça-feira, dia 9 de setembro, para acompanhar e conhecer a Campanha de Vacinação Contra a Rubéola desenvolvida por Campinas e por outros 10 municípios da abrangência da Diretoria Regional de Saúde (DRS 7).

Somente em Campinas, Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar mais de 370 mil homens e mulheres na faixa etária de 20 a 39 anos. Na região da DRS 7 o público-alvo é constituído por 1,3 milhão de habitantes. No País, são 70 milhões de pessoas. A campanha começou dia 9 de agosto e termina esta semana.

A consultora integra um grupo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) que veio ao Brasil para trocar experiências que poderão ser levadas a outros países, já que esta é a maior mobilização do mundo para imunizar indivíduos adultos.

Ela se reunirá com técnicos do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE 17), de Campinas e de outras cidades da região na Faculdade Comunitária (FAC), das 10h às 14h. A FAC fica na rua Luiz Otávio, 1.313, Taquaral.

Na programação, a observadora conhecerá as estratégias das Secretarias de Saúde para a eliminação de doenças como o sarampo, rubéola e a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) e as estratégias mais efetivas para captar a população-alvo da campanha. Como os municípios estão convocando as instituições, as escolas e as empresas a participarem desta grande campanha de vacinação.

A consultora também vai esclarecer as dúvidas, opinar sobre o programa de imunização e falar das possibilidades de adaptação do modelo desenvolvido aqui para outros países.

Referência. O programa brasileiro de imunizações é considerado uma referência mundial pela OPAS. Pela experiência comprovada e atestada internacionalmente, técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) já organizaram campanhas de vacinação no Timor Leste e ajudaram programas de imunizações na Palestina, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Os brasileiros também capacitaram técnicos do Suriname e de Angola. Atualmente, o governo brasileiro mantém acordos de cooperação técnica com, pelo menos, 13 países.

A OMS estima que existam 110 mil novos casos de Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) a cada ano no mundo. Em 1996, 65 países tinham a vacina de rubéola em seus calendários nacionais de imunização. Em 2006, o número de países passou para 123 países.

No Brasil, foram notificados 8.684 casos de rubéola durante o ano de 2007, a maior parte entre homens. Também foram registrados 20 casos de SRC em bebês. Em Campinas, foram confirmados 13 casos de rubéola em 2007, oito deles em homens, e 18 em 2008, sendo 14 em homens (este número está sujeito a alterações).

Estratégias em Campinas. Na reta final para o término da Campanha, a Secretaria de Saúde de Campinas reuniu-se nesta segunda-feira, 8 de setembro, com gestores e técnicos de toda rede pública municipal de Saúde – Diretores de Distritos de Saúde, coordenadores dos centros de saúde, diretores da Saúde dos setores de Recursos Humanos, Transportes, Manutenção e Almoxarifado – para avaliação e definição das estratégias na última semana de vacinação.

A vacina está sendo oferecida em toda rede de unidades de saúde da Prefeitura e em postos fixos temporários montados em locais de maior movimentação população, em lugares onde as pessoas costumam passar com freqüência, em feiras, shoppings, na Rodoviária, nos terminais de ônibus, no Aeroporto de Viracopos, no Poupa Tempo da avenida Francisco Glicério, na rua Treze de Maio, no Paço Municipal etc.

Também estão sendo montadas equipes móveis em locais de difícil acesso e em instituições/organizações onde há concentração da população-alvo como igrejas, escolas, universidades, empresas e outros.

A enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Campinas, diz que a Campanha de Vacinação contra a Rubéola, considerada a maior operação de vacinação já realizada no mundo, é de todo o setor Saúde e da sociedade brasileira.

“Nesta última semana, entramos numa fase de maior dificuldade de captação da população-alvo. Por isso, estamos buscando estratégias diferenciadas de mobilização social que sensibilize e informe todos os homens e mulheres na faixa de 20 a 39 anos. E as pessoas têm que ter a responsabilidade de ir até o local de vacinação e de estimular seu parente, vizinho, amigo, colega de trabalho para que vá tomar a dose”, afirma a sanitarista.

Campinas vacinou 275,9 mil pessoas, de acordo com o último balanço, divulgado dia 4 de setembro. Isto corresponde a 74,4% da população de 20 a 39 anos no município. O índice é superior à média do Brasil – 68,3% -, da região sudoeste do país – 66,9% -, do Estado de São Paulo – 64,7% -, e da região de Campinas – 65,5%.