Rubéola: Campinas já vacinou 75% Da população entre 20 e 39 anos

10/09/2008

Autor: Denize Assis

Cobertura é maior que as médias nacional, estadual e da região. Vacinação termina esta semana

Campinas já vacinou mais de 275,9 mil homens e mulheres entre 20 e 39 anos durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola iniciada dia 9 de agosto e prevista para terminar dia 12 de setembro. Isso representa 75% de cobertura em 28 dias de vacinação – o balanço considera as doses aplicadas até 4 de setembro. A população campineira nesta faixa etária é de 370 mil.

O índice de Campinas é superior à média do Brasil no mesmo período – 68,3% -, da região sudoeste do país – 66,9% -, do Estado de São Paulo – 64,7% -, e dos municípios da região de Campinas – 65,5%. Também é superior à cobertura verificada em cidades com perfil parecido, como Guarulhos, que vacinou 57%, e Ribeirão Preto, com 48,2%.

O êxito obtido por Campinas até agora, resultado de uma estratégia inédita e de grande dimensão, foi avaliado nesta terça-feira, dia 9 de setembro, pela consultora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a médica sanitarista Regina Durón. “Estou impressionada. Felicito Campinas por este excelente trabalho”, disse a consultora.

Regina Durón integra um grupo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) que veio ao Brasil para trocar experiências que poderão ser levadas a outros países, já que esta campanha é a maior mobilização do mundo para imunizar indivíduos adultos.

A consultora reuniu-se na manhã de hoje, em Campinas, com técnicos da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE 17) e de oito cidades da região – Campinas, Amparo, Sumaré, Santa Bárbara, Americana, Atibaia, Indaiatuba e Bragança Paulista – para avaliar os resultados da campanha, promover a troca de experiências, esclarecer dúvidas e opinar sobre o programa de imunização.

Regina informou que o grupo de consultores presente no Brasil tinha grandes expectativas em conhecer os métodos para identificar e estabelecer relações com parceiros. “Nosso objetivo era também discutir as estratégias mais efetivas para captação da população-alvo. Como municípios podem convocar as instituições, escolas, empresas e toda comunidade a participarem de uma grande campanha de vacinação, uma das maiores do mundo”, disse.

Segundo Regina, o sucesso da campanha no Brasil causa impacto imediato para alcançar a meta de eliminação da Rubéola nas Américas até 2010, um compromisso assumido pelo Brasil durante a 44ª reunião do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). “Da mesma forma, o sucesso em Campinas tem grande repercussão na região, já que este é o município mais populoso”, disse.

A consultora avaliou que os trabalhos ‘extra-muros’ desenvolvidos por Campinas tiveram grande influência no resultado da campanha até agora, já que as equipes da Secretaria saíram às ruas, foram até universidades, shoppings, empresas, igrejas, jogos de futebol, bailes e continuam indo para buscar que ainda não foi vacinado.

“Além disso, o apoio do secretário de Saúde e da Prefeitura também foi fundamental. A estratégia de Campinas está excelente. É um exemplo a seguir. No entanto, de nada adianta se os municípios vizinhos não atingirem a meta. O vírus da rubéola não respeita fronteira, não tem classe social, não tem religião”, afirmou.

Ela ressaltou a importância epidemiológica da rubéola que, na mulher grávida, pode causar aborto ou seqüelas para o bebê como cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras. É a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

Após a reunião, Regina Durón visitou o posto de vacinação instalado na rua 13 de Maio, atrás da Catedral, no Centro de Campinas. No local ela vacinou o técnico agrícola Osvaldo Ferreira da Silva, de 31 anos. “Essa campanha é importante para Campinas, para o Brasil, principalmente para os homens, que foram os mais atingidos, além da solidariedade em relação às mulheres”, afirmou Osvaldo depois de tomar a vacina.

O posto de vacinação da rua 13 de Maio vai funcionar durante toda a semana, das 9h às 17h. Quem tiver, deve levar a carteira de vacinas e o documento de identidade. No entanto, as falta dos documentos, não impede a pessoa de tomar a dose.

A vacina está sendo oferecida também em toda rede de unidades de saúde da Prefeitura e em outros postos fixos temporários montados em locais de maior movimentação população, em lugares onde as pessoas costumam passar com freqüência, em feiras, shoppings, na Rodoviária, nos terminais de ônibus, no Aeroporto de Viracopos, no Poupa Tempo da avenida Francisco Glicério, no Paço Municipal etc. Mais informações sobre os postos de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156.

Só no Brasil, foram registrados 8.684 casos de rubéola em 2007 e outros 800 neste ano. Também foram registrados 20 casos de SRC em bebês. Em Campinas, foram confirmados 13 casos de rubéola em 2007, oito deles em homens, e 18 em 2008, sendo 14 em homens (este número está sujeito a alterações).