Campinas lança ‘Caminhar para a Saúde’

11/09/2008

Autor: Denize Assis

Programa, desenvolvido em parceria pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Esportes e Lazer, promove atividades físicas regulares e, inicialmente, tem como público alvo os idosos atendidos nos centros de saúde

Numa parceria inédita em Campinas, as Secretarias Municipais de Saúde e de Esportes e Lazer lançaram nesta quarta-feira, dia 10 de setembro, o ‘Caminhar para a Saúde’. Trata-se de um programa que promove atividades físicas regulares, principalmente caminhadas, durante cinco dias por semana, por um período de pelo menos 30 minutos por dia e que será desenvolvido inicialmente com idosos em todos os centros de saúde da rede pública municipal.

O lançamento, no Salão Vermelho da Prefeitura, contou com a presença de mais de 150 pessoas, entre técnicos e gestores da Secretaria de Saúde e população.

Na mesa de abertura estavam presentes os secretários municipais de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva; de Esportes e Lazer, Vanda Regina de Almeida; de Educação, Graciliano de Oliveira Neto; a diretora municipal de Saúde, Lígia Aparecida Neaime de Almeida; o médico sanitarista e professor universitário José da Silva Guedes, ex-secretário Estadual de Saúde; o diretor da Direção Regional de Saúde VII, José Carlos de Oliveira; e a diretora clínica do Centro de Referência à Saúde do Idoso, Manuela Nassim Jorge Santos. Também participou da mesa o médico Victor Matsudo, coordenador Geral de Programa do Agita São Paulo, que proferiu uma palestra sobre atividade física e saúde.

O secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, ressaltou que a atividade física diária reduz o risco de infarto, reduz o peso, a chance do indivíduo ficar hipertenso e ajuda, inclusive, a reduzir o risco de câncer. “Portanto, a atividade física é prática fundamental para a saúde. Sendo assim, é nossa obrigação promover em todo município, todos os dias, atividade física”, afirmou.

Segundo o secretário de Saúde, inicialmente, o programa será voltado para os idosos porque eles constituem uma população mais vulnerável neste momento e considerando também que em Campinas esta parcela da comunidade representa um total de mais de 100 mil habitantes.

“Nosso objetivo inicial é atingir pelo menos os 70 mil idosos que utilizam os serviços da rede pública municipal de Saúde. Futuramente, o objetivo é estender o programa para escolas, que já contam com educação física, mas que terão as atividades físicas e aeróbicas intensificadas”, disse.

A secretária de Esportes e Lazer, Vanda Regina de Almeida, afirma que o objetivo é atingir os idosos que já são pacientes e que eles sejam disseminadores para os familiares. “As atividades serão abertas e, futuramente, ampliadas para parques, bosques, praças de esportes. Trata-se de um programa que nasce com apoio intersetorial. Isto é muito importante. Nossa intenção é que seja em breve um programa de governo e que todas as secretarias somem esforços para que isto se torne um hábito de cada um, promovendo assim uma cidade mais saudável, com mais qualidade de vida, com Índice de Desenvolvimento Humano muito melhor”, disse.

O médico Victor Matsudo disse em sua palestra que a atividade física reduz o uso de medicamentos, as internações e o risco de morrer. E deixou um recado para a população de Campinas: “que cada cidadão faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, na maior parte dos dias da semana, se possível em cinco dias. E pode ser uma atividade de intensidade moderada. Basta caminhar conversando, caminhar com o seu cachorro e pode ser 30 minutos de uma só vez ou em dois blocos de 15 ou três de 10 minutos. O efeito para a saúde é o mesmo. Espero que Campinas mostre, como já deu tantos bons exemplos neste estado e no país e em tantas áreas – como na música, na educação -, que consegue fazer sinfonia da saúde”.

Segundo Matsudo, a população tem muito a construir em saúde pela atividade física que, praticada continuamente, reduz em 54% o risco de infarto, reduz 50% o risco de derrame cerebral, 37% o risco de câncer, 50% o risco de diabetes etc.

O médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, que é um dos coordenadores do ‘Caminhar para a Saúde’, informou que foram capacitados 150 profissionais da área da Saúde por instrutores da Secretaria de Esportes para promover as aulas. As sessões vão ser iniciadas, segundo ele, com alongamento, em seguida acontece a caminhada, verificando sempre a freqüência cardíaca, e são encerradas com um relaxamento. “Isto é a base do projeto inicial. A aula inaugural ocorre na próxima terça-feira, dia 16 de setembro, às 8h, no Largo do Pará, Centro de Campinas”. O médico também reforçou que a atividade física mantém o diabetes sob controle, faz o obeso perder peso, enriquece a relação social, favorece a troca de energias e de emoções.