Campanha contra rubéola vai até domingo, dia 14, em Campinas

12/09/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas informa à população que a Campanha de Vacinação contra a Rubéola termina domingo no município. Portanto, quem ainda não se protegeu contra a doença, deve correr porque faltam apenas três dias para que cerca de 59,6 mil pessoas se vacinem. Campinas deve vacinar 370 mil homens e mulheres de 20 a 39 anos. Até agora, foram vacinados 311.172, o que equivale a 84% do total.

A vacina está sendo oferecida em toda rede de unidades de saúde da Prefeitura e em postos fixos temporários montados em locais de maior movimentação população, em lugares onde as pessoas costumam passar com freqüência.

Nesta sexta-feira e no sábado, dias 12 e 13, uma equipe vai estar na rua Treze de Maio, atrás da Catedral, no Centro de Campinas, das 9h às 17h. Também há um posto de vacinação no Shopping Dom Pedro, até domingo, das 14h às 20h. No sábado, 13, ocorre vacinação na Feira Hippie, na praça do Centro de Convivência.

Na região sul, no Shopping Prado, serão mantidos postos sábado, das 10h às 17h, na Praça de Alimentação e no Pão de Açúcar. Na noroeste, no Covabra da John Boyd, será mantida vacinação no final de semana. No Shopping Unimart, região norte, ocorre vacinação sexta-feira, dia 12, das 17h às 20h. Mais informações sobre os postos podem ser obtidas pelo telefone 156.

O Secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva reforça o pedido para que a população compareça aos postos de vacinação. “Todos que estão na faixa etária prevista na campanha devem tomar a vacina e garantir a erradicação dessa doença”, diz o secretário.

No Brasil, foram registrados 8.684 casos de rubéola em 2007 e outros 800 neste ano. Também foram registrados 20 casos de SRC em bebês. Em Campinas, foram confirmados 13 casos de rubéola em 2007, oito deles em homens, e 18 em 2008, sendo 14 em homens (este número está sujeito a alterações). “A maior parte dos casos foi na faixa etária de 20 a 39 anos e em homens. Isto aponta a necessidade de imunizar essa população e garantir a eliminação do vírus do meio ambiente”, afirma José Francisco Saraiva.

Balanço. O último balanço parcial da campanha, divulgado nesta quinta, dia 11 de setembro, mostrou que já foram vacinadas mais de 311 mil pessoas contra a doença em Campinas – o que representa 83,9% de cobertura da meta de imunizar 370 mil campineiros.

No balanço parcial, a cobertura para o sexo feminino é de 83,61%, com mais de 187 mil mulheres vacinadas. A população masculina está com 84,24% de cobertura ou 182,9 mil imunizados. Ainda faltam 59,6 mil pessoas para alcançar 100% do público-alvo.

Danos irreversíveis. O grande problema da rubéola é quando a gestante adquire a doença e infecta o feto, na chamada Síndrome da Rubéola Congênita (SRC). Ela traz danos irreparáveis como cegueira, surdez, anomalias cardíacas e retardamento mental por toda a vida.

Por isso, segundo a Vigilância em Saúde, mesmo quem já tomou a vacina, deve se vacinar novamente. “Esta nova dose irá garantir uma maior proteção”, diz a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal.