Evento busca fortalecer ações intersetoriais direcionadas a catadores de recicláveis

16/09/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove na próxima sexta-feira, dia 19 de setembro, no Plenário da Câmara, a partir das 9h, o evento Catadores encantadores. O objetivo é fortalecer as articulações intersetoriais no poder público municipal para além do setor saúde para ações de promoção, prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, em especial a dengue, direcionadas a estes profissionais. Além disso, discutir as melhorias das condições de saúde no trabalho dos catadores de recicláveis e melhorar as condições ambientais no município.

“O evento visa promover a intersetorialidade com meio ambiente, educação, negócios jurídicos, trabalho, cidadania e assistência social, entre outros setores, além de conhecer melhor a realidade dos catadores, orientar sobre como desenvolver sua atividade de forma organizada com o cuidado com o meio ambiente e garantindo suas condições de saúde”, diz a coordenadora das ações de educação em saúde da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, Fernanda Borges.

Segundo Fernanda, o papel do reciclador no meio ambiente é muito importante. “Eles retiram os resíduos recicláveis do meio ambiente para dar a eles o destino correto. Na verdade, todos nós somos catadores ou deveríamos ser, pelo menos, separando na nossa casa o que pode ser reciclado. Os catadores têm esta função macro. Ou seja: enquanto a gente faz isso na nossa residência, eles fazem isso no município”, afirma.

Ela explica ainda que, depois de recolher resíduos das casas e do comércio, os catadores juntam tudo num espaço, muitas vezes no próprio quintal, porque é necessário ter uma quantidade grande de materiais para ser possível vendê-los ou destiná-los a uma cooperativa ou a outros locais.

“No entanto, se estes resíduos não forem guardados em local coberto, ao abrigo da chuva e do sol, podem tornar-se importantes disseminadores do mosquito da dengue, dada a grande quantidade e variabilidade de materiais. Também podem se constituir em abrigos e atrativos para outros mosquitos, além de baratas, escorpiões, ratos, aranhas e outros. Portanto, estes materiais precisam estar depositados adequadamente. Neste sentido, precisamos mobilizar esta parcela da comunidade para que compreenda a necessidade de cuidar do seu espaço, no caso seu espaço de trabalho”.

Programação. Entre os temas a serem discutidos no evento constam: situação da coleta seletiva com ênfase nos catadores; o trabalho das cooperativas de recicláveis e o seu papel na inclusão social; promoção e prevenção da saúde do catador; e experiências de atuação nas regiões norte, sul e leste do município.

Também será apresentado o vídeodocumentário ‘Catadores Encantadores’, que mostra o trabalho desenvolvido pela Vigilância em Saúde Norte e o Centro de Saúde Anchieta com Norte com os catadores de recicláveis das Vilas Padre Anchieta e Padre Josimo entre outros bairros da região norte de Campinas.

O evento está previsto para ser encerrado por volta da 13h, com a fala da coordenadora da Saúde Ambiental da Covisa, Janete do Prado Alves Navarro. Após, ocorre um ‘brunch’.

Paralelo ao evento, acontece exposição de fotografias dos repórteres-fotográficos Adriano Rosa e Tomás May, com registros das atividades de catadores, além de exposição de trabalhos das Vigilâncias em Saúde Distritais com estes profissionais.