Aula inaugural do Caminhar para a Saúde reuniu mais de 100 no Largo do Pará

16/09/2008

Autor: Denize Assis

Mais de 100 pessoas da terceira idade reuniram-se nesta terça-feira, dia 16 de setembro, no Largo do Pará, durante a primeira aula do Caminhar para a Saúde. A aula foi aberta às 8h pela secretária de Esportes e Lazer, Vanda Regina de Almeida, e pela diretora municipal de Saúde, Lígia Aparecida Neaime de Almeida.

O Caminhar para a Saúde é um programa desenvolvido em parceria pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Esportes e Lazer em todos os centros de saúde da rede pública municipal. Consiste em atividades físicas regulares, principalmente caminhadas, que são desenvolvidas durante cinco dias por semana, por um período de pelo menos 30 minutos por dia. Nesta primeira etapa, é voltado para idosos.

Segundo a diretora de Saúde Lígia, o projeto atende à diretriz da Secretaria de lidar com a saúde num conceito mais amplo que inclui também morar bem, comer bem, ter lazer, qualidade de vida. “Neste sentido, a gente tem que se exercitar, tem que sair do sedentarismo. Hoje a gente tem controle remoto, anda muito pouco, tem tudo muito à mão e tudo isto tem aumentado as doenças. Como nossa comunidade está numa transição de longevidade, de expectativa de vida mais alta, temos mais do que nunca que sair do sedentarismo, praticar exercícios para ter esta longevidade com qualidade”, disse a diretora de Saúde.

Ela informou que a Secretaria de Saúde já desenvolve trabalhos neste sentido em várias unidades básicas. São promovidas sessões de ginástica chinesa lian gong, dança, ginástica harmônica e caminhada entre outras.

“Mas agora, a Saúde, num trabalho conjunto com Esportes e Lazer, resolver padronizar, fazer um programa consolidado, qualificar estas ações. Foram capacitadas de duas a três pessoas por unidade de saúde para estas aulas, inicialmente com foco no idoso. Nossa expectativa é ampliar em breve por meio de parceria com a Secretaria de Educação para atingir as crianças, visando principalmente outro problema de saúde pública que é a obesidade infantil”, disse.

A secretária Vanda, afirmou, na abertura, que a caminhada do Largo do Pará constitui-se num marco inicial do Caminhar para a Saúde que tem início com as secretarias de Saúde e de Esportes, mas que nasce com a pretensão de ser um programa de governo para atingir a meta de fazer com que a atividade física faça parte da cultura de cada um.

“Que cada cidadão tenha no seu dia-a-dia, este hábito da prática da atividade física, como conceito de qualidade de vida, de longevidade, não só para idosos, mas para crianças, adolescentes e também para adultos”, disse.

Vanda ressaltou que hoje os idosos estão mais ativos, mais atuantes e que atualmente senhoras e senhores com mais de 80 participam das atividades e são completamente dinâmicos e participativos. “E isto é muito importante. Pretendemos que cada vez mais esta população da terceira idade esteja em condições de ser atuante, saudável”, afirmou.

Ela disse que o Largo do Pará foi escolhido por ser uma área pública central e a apropriação do espaço público pela população também é um dos objetivos. “Trazer a atividade física para a praça atende a diretriz de ocupar o espaço público, neste caso um espaço central, uma praça tradicional, histórica, que concentra em suas proximidades população idosa em bairros antigos como Proença, Bosque e Ponte Preta. Então, juntamos tudo – o local público, a apropriação do espaço, a atividade física e a característica da população – para fazer desta ocasião o marco inicial do programa”, informou.

Uma das participantes da aula inaugural foi a dona Maria de Lourdes, de 87 anos. Ela mora na rua Barão de Jaguará e ficou sabendo da atividade pelo conselho local de saúde do Centro de Saúde Centro. “Trouxe minha vizinha que não sai de casa. Gostei muito, o professor é maravilhoso e a praça fica próxima da minha casa. A atividade física me faz sentir muito melhor, até mais bonita eu me acho. É tudo de bom. Além do mais, gosto de interagir. Convido todos os idosos a virem aqui”, disse.

O médico acupunturista William Hyppólito Ferreira, Coordenador Municipal da Saúde Integrativa, que é um dos coordenadores do ‘Caminhar para a Saúde’, participou da aula inaugural e ressaltou a importância do programa. “Existem trabalhos científicos que demonstram que a atividade física moderada, de 30 minutos durante cinco vezes por semana, nos livra do caixão por no mínimo 10 anos a 14 anos. Além do que a chance da pessoa ter diabetes, obesidade, hipertensão, cai no mínimo pela metade”, disse.

As sessões do Caminhar para a Saúde são iniciadas, segundo ele, com alongamento. Em seguida, acontece a caminhada e, para encerrar, um relaxamento. Toda a atividade é animada com música própria para a ocasião. “Nossa meta é ampliar o programa por meio de parceria com a Secretaria de Educação e, num próximo momento, levar a atividade para todas as secretarias”.