Equipe do CCZ recebeu uniformes nesta terça-feira, dia 16

16/09/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas entregou nesta terça-feira, dia 16 de setembro, os equipamentos de proteção individual (EPIs) para os servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Os uniformes constituem-se numa antiga reivindicação da equipe e integram a série de iniciativas da Administração para a melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores do centro.

Para marcar a entrega, a coordenação do CCZ promoveu uma palestra com o chefe do setor de segurança do trabalhão do Departamento de Promoção à Saúde da Prefeitura, Ângelo Crosato Sobrinho. Ele abordou o uso e a conservação dos EPIs e esclareceu dúvidas dos servidores.

Após a palestra o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, fez a entrega simbólica dos uniformes para os trabalhadores. Segundo o secretário, sem dúvida trata-se de uma conquista levar para o CCZ os EPIs, mais do que necessários para o trabalho da equipe.

“Sou testemunha do crescimento que este centro teve nos últimos anos com a reestruturação da infra-estrutura desta sede; o acréscimo de um suporte administrativo na gestão; a constituição do Conselho Local Atuante e do Colegiado Gestor; mais recentemente a inclusão de um almoxarife e de recepcionistas; a mudança dos protocolos internos e dos processos de trabalho; a aquisição de novas viaturas e de equipamentos; e do suporte para que os animais que aqui estão tenham uma condição melhor. Quero manifestar o quanto estou feliz por estar aqui num cenário muito melhor, numa condição mais apropriada. Ainda não é o ideal, mas nós vamos continuar caminhando para este ideal, contando sempre com a colaboração de vocês, que desenvolvem um trabalho importante, digno”, disse.

José Francisco Saraiva também lembrou que a Secretaria de Saúde também colocou no ar, em agosto, o novo site do CCZ. Com conteúdo e visual totalmente renovados, a página dá enfoque para a questão da adoção e da posse responsável de animais e possibilita que o cidadão visualize os cães que estão disponíveis para serem adotados.

Além do secretário de Saúde, também estiveram presentes na cerimônia de entrega o coordenador do CCZ, Antônio Carlos Coelho Figueiredo, e a co-gerente, Adriana Carla Monteiro Beraldo; o diretor Administrativo da Secretaria de Saúde, Mauro José Silva Aranha; a diretora de Recursos Humanos, Sílvia Carmona; e a diretora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Maria Filomena Gouveia Vilela.

Após a palestra e a entrega dos EPIs, foi oferecido um café da manhã para os servidores.

Mais sobre o CCZ. O CCZ tem como atribuição prioritária o controle das zoonoses – doenças por animais e vetores aos homens -, como a raiva, leishmaniose, febre amarela, dengue, febre maculosa e outras.

Embora não seja um local para abrigo permanente de animais – já que não foi projetado, nem construído para este fim -, o CCZ acolhe animais para observação e, aqueles que não são resgatados, são colocados para adoção.

Além disso, participa do sistema de vigilância em saúde, faz controle e prevenção de animais da fauna sinantrópica, desenvolve atividades como apreensão de animais pequenos e de grande porte em vias públicas, promove controle da população urbana de animais e atividades educativas sobre posse responsável de animais domésticos de estimação.

A equipe do centro também atua no controle de pragas urbanas como ratos, escorpiões e baratas, desenvolve campanha contra a raiva animal e é posto permanente de vacinação contra a raiva e de doação de animais. O CCZ ainda oferece treinamento a profissionais de saúde no manejo de animais e controle das zoonoses e presta apoio a todos os serviços de saúde do município e de outras cidades da Região Metropolitana de Campinas.

A unidade, que conta com uma equipe de mais de 70 profissionais, entre veterinários, biólogos, técnicos de várias áreas afins e pessoal administrativo, também possui um laboratório que faz identificação de larvas do mosquito da dengue e de espécies de morcegos, carrapatos, arranhas, entre outros animais.

Volta ao índice de notícias