Campinas já vacinou 335 mil contra a rubéola

22/09/2008

Autor: Denize Assis

Balanço parcial indica cobertura de 90,4%, maior que os índices do Brasil, do Estado e da Região. Meta é 95%. Por isso, campanha foi prorrogada até 21 de setembro

Campinas acaba de bater um recorde com a vacinação de mais de 335 mil homens e mulheres de 20 a 39 anos durante a campanha contra a rubéola, iniciada no dia 9 de agosto em todo o país. O dado representa 90,4% de cobertura, até domingo, 14 de setembro.

A vacinação no município supera a cobertura do Brasil, de 79,9%, da região Sudoeste, de 78,4%, do Estado de São Paulo, de 74,7%, da região de Campinas, de 76%. Ultrapassa, inclusive, o número pessoas adultas imunizadas no decorrer da campanha contra o sarampo em 1992, que até então constava como a maior vacinação já feita no país.

No entanto, mesmo com essa marca expressiva e histórica, ainda falta vacinar cerca de 35 mil campineiros. Embora o resultado seja expressivo, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) recomendou a prorrogação da campanha até 21 de setembro.

O secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, enviou um recado aos 35 mil campineiros que ainda não tomaram a vacina: “Precisamos da adesão de todos para alcançar nosso objetivo, que é erradicar essa doença da nossa cidade, do nosso país, das Américas”.

O secretário informou que a vacina está disponível na rede pública. “Procure o centro de saúde mais próximo ou um posto descentralizado instalado em locais de grande circulação de pessoas, como o Mercado Municipal que, até sábado, mantém uma equipe das 8h às 17h30”, orientou.

A enfermeira sanitarista Brigina kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, afirma que erradicar a Síndrome da Rubéola Congênita e impedir que o vírus da rubéola continue circulando em Campinas e no Brasil vai ser uma vitória da saúde pública brasileira. “Nós conseguimos, em pouco mais de um mês, vacinar mais de 335 mil pessoas. Avalio como um excelente esforço de todas as equipes de saúde do município. Também teve influência neste resultado a qualidade das parcerias estabelecidas. Mas, reforço, nossa meta é atingir pelo menos 95% do público-alvo”, afirmou Brigina.

Mobilização. Essa é a maior mobilização já realizada em todo o mundo com o objetivo de imunizar adultos – cerca de 370 mil em Campinas. São 70 milhões de pessoas no País. Devem se vacinar homens e mulheres entre 20 e 39 anos. Mais informações sobre postos de vacinação, podem ser obtidas pelo telefone 156 da Prefeitura.

Observadores. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola conta com a participação de observadores internacionais, uma ação conjunta com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que acompanha a estratégia desde o início de setembro. Mais que levar para outros países do mundo a experiência brasileira de vacinação em massa de grandes proporções, os sete observadores que estão no Brasil levam na bagagem a criatividade dos brasileiros.

Em Campinas, a consultora da OPAS, a médica sanitarista Regina Durón, se disse impressionada, principalmente com os trabalhos ‘extra-muros’. “O que presenciei em Campinas servirá de exemplo para as campanhas em outras cidades populosas do planeta”, afirmou. Ela considerou muito positiva a iniciativa campineira de buscar adultos jovens em ruas, universidades, shoppings, empresas, igrejas, jogos de futebol, bailes etc.

Regina Durón ressaltou a importância epidemiológica da rubéola que, na mulher grávida, pode causar aborto ou seqüelas para o bebê como cegueira, surdez, retardo mental e cardiopatias, entre outras. É a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).