Campinas prossegue com vacinação contra rubéola até 10 de outubro

26/09/2008

Autor: Denize Assis

Mais de 350,7 mil campineiros -- 94,6% da meta municipal de 370,7 mil -- foram vacinados contra a rubéola desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, iniciada dia 9 de agosto. Embora o resultado seja expressivo, a Secretaria de Saúde vai prosseguir com a estratégia até 10 de outubro.

O secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, ressalta a importância da adesão de todos os cidadãos e chama a atenção dos 20 mil campineiros que ainda não tomaram a vacina. “Precisamos da adesão de todos para alcançar o objetivo que é, a partir de março de 2009, não confirmar mais casos de rubéola de vírus autóctone e, a partir de 2010, nenhum caso de síndrome de rubéola congênita. A campanha não é do Ministério ou da Secretaria de Saúde, mas de todo cidadão. Além da rubéola e da síndrome da rubéola congênita, a vacina protege também contra o sarampo, que tem atingido países europeus e os Estados Unidos”, afirmou o secretário.

Segundo José Francisco Saraiva, a rubéola congênita ocorre quando a doença atinge a mulher grávida. Neste caso, pode causar abortos ou o bebê pode nascer com surdez, cegueira, doenças do coração e retardo mental que perduram por toda vida. E os custos com essas crianças na área da educação e socialização são altíssimos.

“Ao evitarmos a doença por meio da vacinação, reduziremos drasticamente os números de crianças seqüeladas, melhorando a qualidade de vida da população. Portanto, se vacinar é um ato de cidadania. Todos os homens e mulheres entre 20 e 39 anos devem tomar a dose. A vacina está disponível na rede pública. Procure o centro de saúde mais próximo ou informe-se no telefone 156 sobre os locais públicos onde as equipes estão presentes”, completou.

Neste final de semana, será mantido um posto de vacinação no Shopping Dom Pedro. A população também pode procurar os centros de saúde que abrem aos sábados.

Surtos. Em 2007, foram confirmados surtos de rubéola em 20 estados e em 577 municípios brasileiros. Foram 8.683 casos, sendo 69% em homens. A faixa etária mais acometida em ambos os sexos é a de 20 a 29 anos, seguida pela faixa de 30 a 39 anos.

Em 2008, foram confirmados até o momento mais de 840 casos. O Estado com o maior número de ocorrências até o momento é São Paulo. Em Campinas, já são oito casos.