Conferência aponta rumos para a política de saúde ambiental

15/09/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nos dias 2 e 3 de outubro a 1ª Conferência de Saúde Ambiental de Campinas, que terá como lema: Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente e, como tema, A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis.

O objetivo é realizar um amplo debate com a sociedade para fazer um balanço sobre a saúde ambiental e a atuação da rede pública do município, bem como apontar rumos para as políticas do setor.

A Conferência acontece no dia 2, das 17h às 22h, e no dia 3, das 8h às 18h, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Jardim Guanabara, e é etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde Ambiental. O evento será composto por duzentos delegados divididos proporcionalmente entre as diversas entidades representativas.

Na ocasião, serão eleitos dez delegados que representarão o município na Conferência Estadual que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro, em São Paulo. Os eventos municipal e estadual atendem à convocação da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental que acontece em Brasília, de 15 a 18 de dezembro.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental do Município, Janete Navarro, nos dois dias do evento as discussões ocorrerão em torno de três eixos temáticos: “Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta”; “Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios”; e “Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis”.

O intuito principal da Conferência, conforme adianta Janete Navarro, é promover ações intersetoriais e interdisciplinares em parceria entre o setor público e a sociedade civil organizada, promover o debate social sobre as relações de saúde, ambiente e desenvolvimento, identificar as experiências positivas que estão sendo feitas no município e, sobretudo, promover o exercício da cidadania e a garantia do direito à saúde junto ao poder público.

Janete Navarro lembra que a 1ª Conferência de Saúde Ambiental de Campinas é dirigida aos representantes dos mais diversos segmentos da sociedade civil, como organizações não-governamentais, do campo, da cidade e da floresta; trabalhadores formais e informais; associações; sindicatos; cooperativas; setor empresarial; entidades acadêmicas e de pesquisa; além de representantes do poder público.

De acordo com a coordenadora, a intenção da comissão organizadora é que a etapa municipal tenha votações representativas, com ampla participação, para estabelecer resoluções que orientem os rumos da saúde ambiental no SUS Campinas de forma clara nos próximos anos. “Somente com a contribuição de todos podemos construir uma proposta estratégica em Saúde Ambiental para Campinas, para o Estado de São Paulo e para o Brasil”, diz.

Maiores informações sobre a 1ª Conferência de Saúde Ambiental de Campinas podem ser obtidas pelos telefones (19) 2116-0184 e 9196-1265, ou no blog http://1cmsacamp.ning.com