Saúde promove Caravana em Defesa do SUS no próximo dia 19 em Campinas

16/09/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

Uma das propostas da Caravana é a divulgação da Campanha que lança o SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade

Neste sábado, dia 19, a partir das 9h30, no Largo atrás da Catedral, na Praça José Bonifácio, centro de Campinas, será realizada a Caravana em Defesa do SUS, movimento que acontece neste ano em todo o Estado e tem como tema “Todos em Defesa do SUS”. A proposta da Caravana , que faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde, engloba temas como a falta de financiamento da saúde pública, a participação do terceiro setor nessa área, a precarização do trabalho e a importância do controle social nas ações públicas de saúde.

Além da concentração na Praça José Bonifácio, a Caravana em Defesa do SUS inclui, ainda, na sequência, a partir das 14h, nas dependências da Estação Cultura, um debate sobre os temas relacionados ao evento. As palestras serão proferidas pelo professor, doutor Nelson Rodrigues dos Santos, diretor do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), pelo presidente do Sindsaude/São Paulo, Benedito Augusto de Oliveira (Benão) e pelo coordenador da Plenária Estadual dos Conselhos Municipais de Saúde, Arnaldo Marcolino.

O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e dos Movimentos Sociais.

Em Campinas, no Largo da Catedral, serão montados postos de vacinação e de outros serviços de saúde, além de barracas identificadas com os diversos equipamentos, unidades de saúde e demais produtos oferecidos pelo SUS de Campinas e região, como, por exemplo, o Serviço de Saúde Cândido Ferreira, COVISA, DST/Aids, entidades de controle social e outras. No local também serão apresentadas atividades artísticas e culturais incentivadas e promovidas pelos segmentos de saúde no município.

Maria Ivonilde Vitorino, coordenadora da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Campinas, explica que um dos objetivos da Caravana é reforçar a conscientização acerca da importância do SUS enquanto conquista popular. “Iniciativas como essa – ressalta Ivonilde – também são importantes para estimular o trabalho de todos os agentes envolvidos com esse serviço de grande alcance social, além de mostrar que estamos atentos com as políticas voltadas para o setor”.

Outra proposta da Caravana, conforme explica Ivonilde, é a divulgação da Campanha que lança o SUS como Patrimônio Social, Cultural, Imaterial da Humanidade, além do Projeto em favor da Regulamentação da Emenda Constitucional nº29, que está recebendo contribuições e apoio por meio de assinaturas eletrônicas na internet. Ivonilde informa que as propostas discutidas nessas caravanas, que acontecem em todo o País, serão apresentadas no mês de dezembro, em um Encontro Nacional em Brasília.

A proposta foi apresentada em ato público no Fórum Social Mundial da Saúde, em janeiro, e depois lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, no dia 12 de março, com a participação de diversos parlamentares, gestores, trabalhadores e representantes de movimentos populares.