Botica da Família completa cinco anos com muitos avanços

22/09/2009

Autor: Denize Assis

A Botica da Família, farmácia de manipulação de fitoterápicos da Secretaria de Saúde de Campinas, completa cinco anos nesta terça-feira, 22 de setembro, com muito a comemorar. Atualmente, são manipuladas mais de 7 mil fórmulas por mês, em média, para atender a 74 unidades de saúde com medicamentos fitoterápicos.

A farmácia trabalha com 13 plantas que compõem 31 formulações farmacêuticas que são dispensadas a mais de 10 mil pessoas que se utilizam da fitoterapia como opção terapêutica no Sistema Único de Saúde de Campinas. Os profissionais de saúde também prescrevem estes medicamentos para uso complementar da alopatia.

Fundada em 2004, a Botica implementou grande ganho ao Programa Municipal de Saúde Integrativa, já que a produção dos fitoterápicos por um equipamento próprio da rede pública municipal de Saúde garante melhor controle de qualidade, segurança, eficácia e fornecimento contínuo dos itens.

Na maior parte dos centros de saúde existe atendimento em fitoterapia e a Secretaria de Saúde trabalha com a diretriz de ampliar o acesso da população a estes medicamentos.

“A Botica foi planejada inicialmente para ter uma capacidade de manipulação de 4 mil fórmulas por mês. Em 2008, já manipulávamos 5.228 fórmulas por mês, em média. Neste ano de 2009, a média te sido de 7.010 por mês. A farmácia atende mediante receita e a aceitação dos profissionais e dos pacientes é excelente”, informa a farmacêutica Marli Ribeiro, coordenadora da Botica.

Marli informa que está no planejamento da Secretaria de Saúde a reforma e ampliação da Botica. O projeto prevê a completa automatização, sendo que alguns equipamentos já foram adquiridos e outros estão em processo de compra. “Essas melhorias são essenciais para aperfeiçoar a assistência ao paciente SUS”, diz a coordenadora.

A unidade atua com uma equipe de 11 pessoas, com farmacêutico em período integral. As formulações, informa Marli, são revisadas constantemente e a equipe é capacitada com frequência para desenvolver medicamentos seguros.

Uma das plantas introduzidas recentemente é a Papaína, usada para curativos. A equipe também está desenvolvendo formulação com uma nova planta, a Guaçatonga, eficiente anti-inflamatório, e melhorando a formulação diet do xarope de Guaco, usado como bronco-dilatador. Também vai padronizar o anti-inflamatório Tanchagem.

Para ter acesso à fitoterapia é necessário apenas o interesse do cidadão. O médico também pode sugerir a opção. Quem tiver interesse precisa passar por uma consulta médica com o profissional da sua equipe de saúde e manifestar seu interesse. Se houver indicação, o médico prescreve o tratamento.

A Saúde Integrativa em Campinas. O Programa Municipal de Saúde Integrativa de Campinas atende a Portaria 971 do Ministério da Saúde que estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS.

Uma das principais medidas desta Política é a “Proposta para Plantas Medicinais e Fitoterapia”, que tem como objetivo ampliar as opções terapêuticas aos usuários do SUS com garantia de acesso a plantas medicinais, medicamentos fitoterápicos e outros serviços relacionados à fitoterapia, sempre voltada à segurança, eficácia, qualidade e integralidade da atenção à saúde de todos os brasileiros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que 80% da população dos países em desenvolvimento valem-se de práticas tradicionais nos cuidados básicos de saúde. Deste universo, 85% utilizam plantas ou preparados.

Nesse sentido, a OMS recomenda a difusão mundial dos conhecimentos necessários ao uso racional das plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. E o Brasil, com sua diversidade genética vegetal estimada em 55 mil espécies catalogadas, possui ampla tradição de uso das plantas medicinais vinculado ao conhecimento tradicional (popular) e transmitido por gerações, além de tecnologia para validar cientificamente este conhecimento.