Semana de Doação de Órgãos terá missa em ação de graças na Catedral

23/09/2009

Às 18h15 desta quarta, 23 de setembro, na Catedral Metropolitana de Campinas, será realizada uma missa em ação de graças para marcar a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos. Durante a homilia, após o comentário da leitura do Evangelho, haverá uma fala sobre a importância da doação, um gesto humanitário que pode salvar muitas vidas. Estarão presentes médicos, servidores e gestores municipais de saúde, transplantados e famílias doadoras.

O ingresso de Campinas nessa campanha aconteceu em cerimônia no Salão Azul do Paço Municipal, na última segunda-feira, dia 21, com a presença do prefeito de Campinas, dr. Hélio de Oliveira Santos, e do secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. A campanha ocorre em nível nacional e Campinas registra sua participação com o slogan “Preserve a Vida. Seja um doador de órgãos. Informe sua família”.

A Semana da Doação de órgãos em Campinas inclui uma extensa programação. Além da missa na tarde desta quarta-feira, também estão programadas atividades durante todo dia de amanhã, 24 de setembro, no Largo do Rosário, com barracas e distribuição de folhetos. Profissionais de saúde e pacientes transplantados estarão no local para esclarecer dúvidas e falar sobre a importância da doação. O ônibus do Hemocentro da Unicamp permanecerá no Largo do Rosário para coleta de sangue. As ações incluem ainda aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

No domingo, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, no encerramento da Campanha, na Chácara do Dadá, está marcada uma partida de futebol entre médicos e transplantados. Na torcida estão confirmadas as presenças de estrelas do futebol brasileiro, como Vampeta, Leivinha, César Maluco, Dicá, Careca, Ronaldão, André Cruz, Opiá e Narciso, sendo que este último já foi submetido a um transplante de medula.

O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do País, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.

Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: fígado, rim, pâncreas e medula óssea.

Em Campinas, a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos está sendo promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Lions Clube, Associação dos Renais Crônicos de Campinas e Associação de Assistência aos Portadores de Hepatites, Candidatos e Transplantados do Interior de São Paulo (Aphoie).

O evento tem apoio do Exército Brasileiro, Hemocentro da Unicamp, Unimed Campinas, Câmara Municipal de Campinas e Laboratório DMS Burnier.

Atualmente, cerca de 70 mil brasileiros aguardam por um órgão na lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). Somente no Estado de São Paulo, são 2,5 mil pessoas a espera de fígado, 100 de coração e 10 mil de rim.