Campinas imunizou 59,8 mil crianças Contra a pólio e prossegue com vacinação

25/09/2009

Autor: Denize Assis

Balanço divulgado na última quinta-feira, dia 24 de setembro, pela Vigilância em Saúde de Campinas indica que 84% das crianças menores de cinco anos já foram vacinadas contra a paralisia infantil no município desde o início da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Infantil de 2009, no sábado, dia 19 de setembro. A meta é atingir 95% das 71.143 pessoas nesta faixa etária na cidade.

Portanto, a vacinação continua em todos os Centros de Saúde e todas as crianças nesta faixa etária que ainda não tomaram as gotinhas devem ser vacinadas o quanto antes. O prazo para a vacinação termina na sexta-feira da semana que vem, dia 2 de outubro. É importante levar a carteira de vacinas porque, na oportunidade, é possível atualizar as doses em atraso contra outras doenças.

O último caso de pólio em Campinas foi registrado no início da década 1980. No Brasil, em 1989. Essa vitória em relação à doença ocorreu, sobretudo, devido às campanhas e dias de vacinação, promovidos desde a década de 80. No entanto, o vírus ainda circula pelo mundo, sendo a doença endêmica (constante) em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Outros 15 países têm registro de casos importados: Sudão, Uganda, Quênia, Benim, Angola, Togo, Burkina Faso, Niger, Mali, República Central da África, Chade, Costa do Marfim, Gana, Nepal e República Dominicana do Congo.

São países com os quais o Brasil mantém relações comerciais e com alguns deles há fluxo migratório de pessoas. Portanto, segundo a Vigilância em Saúde, o fato de a pólio estar erradicada no Brasil não é motivo para descanso. É importante manter a vigilância e imunizar as crianças.

Foram notificados 1.660 casos de poliomielite no mundo em 2008, representando um aumento de 26% do número de casos em 2007.

A vacina oral contra a poliomielite é considerada pela OMS como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da poliomielite.

Volta ao índice de notícias